LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Nesta pausa letiva de verão, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, irá promover, através do seu Serviço Educativo, uma oficina juvenil subordinada ao tema “Cianotipia - fotografia em tons de azul”, no dia 1 de agosto de 2023 (entre as 9h30 e as 16h30).
Esta oficina visa ocupar os tempos livres de jovens em idade escolar (entre os 9 e os 16 anos de idade), e promover o gosto pela fotografia analógica, ao dar a conhecer um dos processos fotográficos mais antigos, a cianotipia.  Inventada em 1842, por John Herschel (1792-1871) e popularizada por Anna Atkins (1799-1871) que produziu em 1843, o primeiro livro com ilustrações fotográficas, com recurso a esta técnica, a cianotipia manteve-se praticamente inalterada até aos dias de hoje, e é um processo simples e empolgante de produzir. Ainda no que se refere aos objetivos desta atividade, pretende-se também introduzir alguns conceitos básicos da fotografia, como terminologia específica e princípios do seu funcionamento e aplicação. Simultaneamente, sensibilizar os participantes para a valorização do património fotográfico e dar a conhecer o espólio Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
A inscrição é gratuita, e todos os materiais necessários serão fornecidos pelo museu, exceto um saco de algodão branco simples, que cada participante deverá trazer. Os interessados nesta oficina poderão se inscrever através da ligação para o formulário que partilhamos mais abaixo. Por razões de limitação de espaço e de materiais, as inscrições para esta oficina estão cingidas a oito jovens.Vamos revelar em tons de azul?
 
Programa da oficina “Cianotipia – fotografar em tons de azul”:
Dia 1 de agosto de 2023
09:30 – Acolhimento dos participantes e apresentação;
10:00 – Introdução à Cianotipia; 
• Enquadramento histórico e a química da Cianotipia;
• Segurança e saúde durante a atividade;
• Preparação de papel com a emulsão da cianotipia. 
10:45 – Pausa para lanche; 
11:00 – Visita guiada pelo atelier oitocentista;
11:45 – Elaboração da Cianotipia: 
• Criação de uma composição visual com elementos vegetais sobre o papel emulsionado; 
• Emolduramento e exposição solar dos trabalhos;
• Recolha das molduras, lavagem das cianotipias e secagem.
12:30 – Pausa para almoço;
14:00 – Recomeço da atividade;
14:10 – Aplicação de uma emulsão com a química da Cianotipia sobre um saco de algodão;
14:45 – Captação de retratos no atelier;
15:15 – Elaboração da Cianotipia: 
• Sobreposição de um acetato, com imagem do acervo do museu, sobre o saco de algodão emulsionado; 
• Emolduramento e exposição solar dos trabalhos.
15:45 – Pausa para lanche; 
16:00 – Recolha dos sacos, lavagem e secagem; 
16:30 – Fim da Atividade.
 
A inscrição nesta oficina é feita através do seguinte: 
Os participantes deverão trazer um avental ou camisola para proteção da sua roupa, e um saco de algodão branco, previamente lavado. Poderá trazer também um pequeno lanche para a manhã e/ou para a tarde.
 
O Serviço Educativo MFM-AV:
Prof. Marco Gonçalves

 

oficinaemtonsdeazul n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.