Dia 17 de novembro | 15h00.
“Cacúlo” é uma palavra de uso comum na gíria popular madeirense que faz referência a um monte de terra. É em torno desta ideia que orbita o trabalho desenvolvido por Toni de Jesus onde articula a sua expressividade criativa com a tecnologia ancestral da cerâmica.
Ao longo da história, o barro foi utilizado com potencialidades criativas e de registo, utilizado para dar formas às ideias. O barro, uma matéria prima com grande plasticidade, pode ser moldado com várias técnicas, cozido a altas temperaturas, brunido ou vidrado, entre outros processos.
Nesta oficina o museu convida os participantes a conhecerem as peças expostas de Toni de Jesus, em especial a peça “Cacúlo” que deu nome à exposição e que será o mote para a oficina. Esta peça, apresentada num espaço exterior, está em constante transformação pela ação do tempo e pelas condições meteorológicas às quais está sujeita, mostrando assim a fragilidade do material.
Nesta oficina os participantes são convidados a explorar técnicas de modelação do barro, que depois, poderá ser cozido ou levado para casa onde poderá ficar sujeita à ação do tempo, podendo se desfazer com facilidade.
Público alvo: Alunos do Ensino Secundário.
Atividade gratuita.