LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
No dia 16 de novembro, entre as 10h30 e as 12h00, terá lugar a primeira oficina, intitulada "A Ovelha dá-me Lã ".
Foi inaugurada, no dia 17 de outubro, a exposição temporária, “Onde a Lã Vive”, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. Trata-se de uma exposição, que se insere num projeto mais vasto, que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, pelo MEM, o qual, para além do projeto expositivo, procura contemplar outras vertentes de divulgação cultural.
Este ano, o projeto resulta de uma parceria com o Coletivo Enfia o Barrete (Irina Andrusko e Luz Ornelas) e teve, ainda, a colaboração da escritora Rafaela Rodrigues. É o resultado da recolha e estudo prático à volta de dois rebanhos em regime silvipastoril (ACGSP), duas fiandeiras de lã Isabel da Eira e Isabel Ferreira e o repertório de tricot/malhas e tem, como objetivo, dar a conhecer a lã, uma matéria-prima regional, ao longo do seu ciclo completo, desde a pastagem até à sua transformação em objeto. 
Até ao final do ano haverá várias atividades de divulgação, nomeadamente nove oficinas, até março de 2025, todas relacionadas com este projeto.
O público-alvo são crianças, dos 6 aos 10 anos e tem um n.º limite de inscrições de oito participantes.
A Formadora será Francisca Inácio. Natural da Ponta do Sol, é Licenciada e Mestre em Design de Moda. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver pequenos projetos que aliam o trabalho artesanal de bordado, tecelagem, a lã, etc. ao vestuário contemporâneo.
O objetivo deste workshop, é levar até às crianças, o contacto com a lã de ovelha e dar-lhes a conhecer a sua proveniência, como é tratada e para que serve. 

Após uma breve introdução, com imagens de como é feita a aquisição da lã, das tosquias e da lavagem, passaremos, depois, à ação: abrir a lã, cardar e, finalmente, a produção do fio, com a fiação no fuso.

aovelhada meala n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.