No dia 23 de novembro, entre as 11h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 16h00, no Museu Etnográfico da Madeira, terá lugar a segunda oficina, intitulada "Processamento Tradicional de Lã," no contexto do saber-fazer de Santana”.
O público-alvo serão jovens com mais de 15 anos e adultos (máximo de 7 participantes).
A Formadora será Ana Délia Martins, natural de Santana, que se interessou pela lã, graças à Senhora Emília, que destacava a importância da tecelagem tradicional em Santana.
Com ela, aprendeu a lavar e fiar a lã e participou nas tradicionais noites de fiandeiras. No trabalho com lã, Ana Délia identifica-se mais com a fiação. Posteriormente, aperfeiçoou o seu conhecimento técnico, na formação ministrada por Agostinho Vasconcelos e vem, agora, partilhar o seu saber.
O objetivo deste workshop, é permitir aos participantes descobrir o processamento tradicional da lã, na Madeira. Ana Délia, que cresceu rodeada por pessoas ligadas ao trabalho da lã, mantém vivas as histórias e memórias das noites de fiandeiras, embora as mulheres da sua família tenham deixado a prática da fiação.
A oficina terá início com uma demonstração de lavagem da lã e seguir-se-á a parte prática: abrir, preparar, alinhar, cardar e fiar a fibra. Durante a oficina serão, também, apresentadas as ferramentas de trabalho, e demonstrada a sua correta utilização.
Inscrição prévia: 291 145 326 / .
(Até ao dia 21 de novembro)