LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
No dia 7 de dezembro, entre as 10h30 e as 12h30, terá lugar no Museu Etnográfico da Madeira, a terceira oficina, intitulada "Catamolhos”, no âmbito do projeto 'Onde a LÃ vive".
O público-alvo são famílias (1+1) ou crianças, sem acompanhante (a partir dos 6 anos) com um limite de 15 participantes.
O objetivo deste workshop é permitir aos participantes descobrir  o que esconde uma ovelha dentro da lã? No meio do verde da serra, uma ovelha salta, corre, deita-se, rebola contente e, com todo o movimento, agarra muitas coisas (e muitas coisas agarram-se a ela): plantas, sementes, folhas, ramos… Mas também há muitos sons, barulhos e histórias que nela ficam presas. O que será que vai estar preso à ovelha desta oficina e o que será que vão levar “agarrado”?
A orientadora será Rafaela Rodrigues, autora madeirense, que cresceu em Machico, muito perto do mar. Desde pequena que gosta de histórias, de livros e de tudo o que os livros podem ser. Livros-objeto, livros-história e de livros que se transformam em múltiplas coisas.
Estudou Design na Universidade da Madeira e é mestre em Ilustração pela Escola Superior Artística do Porto - Guimarães.
Foi inaugurada, no dia 17 de outubro, a exposição temporária, “Onde a Lã Vive”, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. Trata-se de uma exposição temporária, que se insere num projeto mais vasto, que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, pelo MEM, o qual, para além do projeto expositivo, procura contemplar outras vertentes de divulgação cultural.
Este ano, o projeto resulta de uma parceria com o Coletivo Enfia o Barrete (Irina Andrusko e Luz Ornelas) e teve, ainda, a colaboração da escritora Rafaela Rodrigues e é o resultado da recolha e estudo prático à volta de dois rebanhos em regime silvipastoril (ACGSP), duas fiandeiras de lã Isabel da Eira e Isabel Ferreira e o repertório de tricot/malhas.
Tem como objetivo dar a conhecer a lã, uma matéria-prima regional, ao longo do seu ciclo completo, desde a pastagem até à sua transformação em objeto. 

O projeto inclui nove oficinas, todas relacionadas com este tema, que terão lugar até março de 2025.

catamolhos n

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.