LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
No dia 14 de dezembro, entre as 11h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 16h00, terá lugar no Museu Etnográfico da Madeira, a IV Oficina do projeto "Onde a LÃ vive", intitulada "Feltragem Molhada”.
O público-alvo serão adultos, designers, estudantes da área de design e artes plásticas, artesãos, artistas, público geral (PT/EN), sendo o n.ºde inscrições limitado a sete participantes.
A formadora, Irina Andrusko, natural da Estónia, chegou à Madeira através de um projeto de voluntariado ambiental e decidiu aqui permanecer. É fundadora da marca Oh Lã Lã Fiber Lab e membro do Coletivo Enfia o Barrete. 
O objetivo desta oficina é permitir aos participantes aprender a criar o seu próprio feltro artesanal, a partir de lã regional. 
Os participantes vão explorar as potencialidades da lã local, aprender a preparar a fibra e dominar as bases da feltragem, uma técnica ancestral, que transforma a lã em tecido, não tecido. 
Será usada lã de ovelhas que pastam, livremente, pelas serras do Poiso, no maciço central da Ilha, com várias tonalidades e qualidades. 
É uma oficina exploratória, onde o foco principal é o processo de descoberta da fibra e do seu comportamento ao longo das diferentes fases.
Foi inaugurada, no dia 17 de outubro, a exposição temporária, “Onde a Lã Vive”, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. Trata-se de uma exposição temporária, que se insere num projeto mais vasto, que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, pelo MEM, o qual, para além do projeto expositivo, procura contemplar outras vertentes de divulgação cultural, incluindo, nomeadamente, nove oficinas, todas relacionadas com este tema, que terão lugar até março de 2025.
Este ano, o projeto resulta de uma parceria com o Coletivo Enfia o Barrete (Irina Andrusko e Luz Ornelas) e teve, ainda, a colaboração da escritora Rafaela Rodrigues e é o resultado da recolha e estudo prático à volta de dois rebanhos em regime silvipastoril (ACGSP), duas fiandeiras de lã Isabel da Eira e Isabel Ferreira e o repertório de tricot/malhas.

Tem como objetivo dar a conhecer a lã, uma matéria-prima regional, ao longo do seu ciclo completo, desde a pastagem até à sua transformação em objeto.

14dez.oficina n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.