Dia 20 de setembro | 15h00 - 16h30.
Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava.
A edição de 2025 das Jornadas Europeias do Património (JEP), que decorre este ano entre 12 e 21 de setembro, tem como tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro”.
Com esta comemoração pretende-se sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras, procurando-se valorizar o mosaico cultural europeu.
Desde o início do povoamento, a grande abundância de depósitos de pedra de cantaria mole (Tufo lapili), fez com que o povo, para fazer face às suas necessidades prementes, a utilizasse em várias vertentes, nomeadamente na arquitetura civil, religiosa e militar e na confeção de peças utilitárias, principalmente nos fornos de cozer pão e lareiras, por ser uma pedra de fácil acesso e de trabalhar.
Para comemorar estas Jornadas, o Museu Etnográfico da Madeira promove uma visita temática, orientada por Fernando Libano, na vila da Ribeira Brava, que tem como objetivo dar a conhecer a aplicação desta pedra, na arquitetura civil, religiosa e industrial e na arte pública, na vila onde se encontra sediado o museu.
Inscrição gratuita:
291 145 326 /
