LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Dia 18 de novembro | 11h30. 
Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava. 
Em novembro, é valorizado um ingrediente que marca o outono e a memória da serra: a castanha. Nesta oficina, dedicada à Sopa de Castanha, Sandra Cardoso, mais conhecida como a “Biqueira”, divulga uma receita tradicional do Curral das Freiras, recolhida junto da Senhora Silvina Gonçalves.
Este projeto turístico-cultural, promovido pelo Museu Etnográfico da Madeira, trata-se de uma experiência gastronómica, aliada à exploração museológica da nossa cultura popular, em parceria com a Associação Atremar a Ilha, e pretende valorizar e dar a conhecer as coleções do museu e a gastronomia tradicional genuína, procurando preservar testemunhos do nosso património cultural material e imaterial, que nos identificam e distinguem, culturalmente.
As oficinas têm lugar na terceira semana de cada mês e destinam-se a todos os visitantes, com um número limite de 50 participantes.
As inscrições deverão ser efetuadas, previamente, através dos seguintes contactos: 

Tel. 291 145 326
As oficinas práticas são acompanhadas por pequenos documentários sobre a história e o contexto cultural dos pratos, seguidos de degustação.
A Atremar a Ilha, associação sem fins lucrativos, responsável pela curadoria do ciclo gastronómico, continua empenhada em preservar o “património cultural imaterial” da ilha, através da recolha e divulgação de receitas familiares que veiculam “histórias de vida” e identidade madeirense.

sopadecastanha_NOV.2025.jpg

 

 

 

 

 
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.