LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Queres "Saber-fazer"? É a rubrica lúdico-pedagógica, com atividades para toda a família, criada pelos Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira  e partilhada online, que dá continuidade ao trabalho desenvolvido no atelier e jardim do museu, no âmbito do projeto "OTL - Museu, Espaço de Lazer".
Esta semana damos a conhecer os “cordões de papel”, divulgando este “saber-fazer”, passado de geração em geração, procurando valorizar e divulgar esta arte.
Em papel de seda recortado, estes “rendilhamentos”, de formas geométricas variadas, constituem uma técnica ancestral, utilizada para a ornamentação das ruas, nos arraiais, mas também para decorar as tradicionais “charolas”, da Festa de Santa Ana, padroeira do concelho de Santana, situado no norte da ilha.
Estas oferendas consistem em sacos cheios de trigo, ornamentados com os papéis recortados, que são amarrados numa vara e transportados ao ombro por duas pessoas, durante o cortejo.

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

queressaberfazeretnografico

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.