"Uma Segunda via determinante para combater a iniquidade nas condições de acesso (...) ao conhecimento por via eletrónica (...) é através das bibliotecas públicas. Para todos aqueles que já estão afastados de ensino, a biblioteca poderá ser uma porta para superar as barreiras de natureza económica(...)." Inaugurado recentemente este edifício era antes conhecido pelo Cinema da Ribeira Brava. Hoje, totalmente remodelado acolhe a Biblioteca Municipal, recheado de obras e documentos, disponível a todos quantos. Contudo, a sensibilidade para as questões da cultura e da literacia dos então representantes autárquicos tornou possível a construção da atual Biblioteca, o único projeto de raiz aprovado na região no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o apoio da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, ex-Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
A Biblioteca Municipal da Ribeira Brava é um serviço cultural e educativo da câmara e tem como objetivo permitir aos seus munícipes o acesso à informação, cultura, educação e lazer.
Encontram-se documentos diversificados desde livros, publicações periódicas e outro tipo de documentação permitindo diversidade de escolhas e disponibilizar recursos que apoiem a educação e promovam o desenvolvimento cultural do concelho.