A Biblioteca Municipal do Funchal foi fundada a 8 de Dezembro de 1838 por deliberação camarária. Iniciando o seu vasto acervo bibliográfico com a obra "Encyclopedie Méthodique", conta presentemente com 150 000 volumes, aproximadamente. Integra no seu valioso espólio livros, revistas e documentos de grande importância para a bibliografia da Região Autónoma da Madeira. A Biblioteca Municipal do Funchal desempenha um papel importante como a biblioteca de preservação de coleções de documentação, sobretudo útil para os historiadores e investigadores das mais diversas áreas do conhecimento.
A biblioteca Municipal do Funchal é um serviço cultural e educativo da câmara e tem como objetivo permitir aos seus munícipes o acesso à informação, cultura, educação e lazer.
Encontram-se documentos diversificados desde livros, publicações periódicas e outro tipo de documentação permitindo diversidade de escolhas e disponibilizar recursos que apoiem a educação e promovam o desenvolvimento cultural do concelho.