Cantar os Reis
Janeiro
Na véspera do dia de Reis (6 de janeiro) e de forma espontânea, familiares, amigos e vizinhos, um pouco por toda a ilha, saem à rua para “Cantar os Reis” ou “Janeiras” de porta em porta. Imbuído deste espírito, a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, promove no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, no dia 5 de janeiro, pelas 21h00, o espetáculo "Cantar os Reis, Cantar as Janeiras", integrado no Programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano na Madeira.
FESTA DOS COMPADRES
Fevereiro
A Festa dos Compadres em Santana, uma tradição com mais de 50 marca a abertura da época de Carnaval na Madeira. Inclui um cortejo etnográfico cujo ponto alto é o “julgamento dos compadres”, uma espécie de tribunal popular que através de humor e sátira critica aspectos da sociedade madeirense contemporânea.
Fevereiro
Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante onde o programa oficial e as manifestações espontâneas oferecem várias opções. Aos convívios em hotéis e em casas particulares juntam-se dois cortejos: o de Sábado, onde desfilam as várias troupes e o Trapalhão, na Terça feira de tarde que junta miúdos e graúdos que de forma espontânea dão largas à imaginação e satirizam a sociedade madeirense.
Festival “AMO-TEatro”
Março
O FESTIVAL AMO-TEatro, uma iniciativa do Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha, tem trazido ao palco, desde 2010, vários grupos da Região, amadores e profissionais, bem como grupos do Continente Português e do Estrangeiro.
Festa da Flor
Maio
A Festa da Flor, uma homenagem à natureza e ás flores da Ilha oferece uma série de actividades, sendo de destacar as actuações dos grupos folclóricos e os vários concertos e espetáculos musicais, os tapetes florais e o cortejo temático que anima a tarde de Sábado.
Dia Internacional dos Museus
Maio
Neste dia a entrada gratuita possibilita uma visita especial e em horário alargado aos vários museus quer para fruir das exposições e coleções permanentes quer para participar em iniciativas preparadas exclusivamente para esta comemoração. Alguns dos museus da Região, aderem à “Noite Europeia dos Museus”, proporcionando um momento original ao visitante.
Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM
Maio
O Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM, criado já cerca de 30 anos, decorre todos os anos, na vila da Ribeira Brava e procura dar maior visibilidade à música filarmónica e ao trabalho desenvolvido pelas várias associações que se dedicam à promoção e preservação deste género musical.
Festival Aqui Acolá
Maio
O Festival Aqui_Acolá, uma celebração que, durante 4 dias, oferece uma singular combinação entre arte, cultura e tradição, é uma parceria da Câmara Municipal da Ponta do Sol e de diversas entidades/personalidades culturais de relevo do Concelho que anima a vila da Ponta do Sol e convida à visita.
FEIRA DO LIVRO
Maio
A Feira do Livro do Funchal, uma iniciativa que decore na capital madeirense desde 1974, procura promover a literatura e os autores locais, em particular, proporcionando, simultaneamente, um conjunto de actividades culturais e de entretenimento nos diferentes espaços da cidade.
FESTIVAL ALESTE
Maio
O Aleste, um festival, nascido sob o signo da música alternativa oferece um cartaz bastante actual, revelando, ao mesmo tempo, os artistas português que mais se distinguiram.
MERCADO QUINHENTISTA
Junho
Um mercado etnográfico que recria a vivencia quinhentista cujo ponto alto é um desembarque dos navegadores seguido de um desfile, anima a cidade de Machico, sensibilizando para a valorização da identidade cultural insular e para o papel da Madeira no contexto do património histórico português.
SEMANA REGIONAL DAS ARTES
Junho
A Semana Regional das Artes inclui apresentações artísticas em vários momentos e locais: Festa no Jardim; Modalidades Artísticas (expressão dramática/teatro, dança, música e artes plásticas); ESCOLartes, Exposição e Concurso Regionais de Expressão Plástica – a decorrer em vários espaços da baixa do Funchal e Madeira Tecnopolo.