LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Eventos Plurianuais

Cantar os Reis

Janeiro

Na véspera do dia de Reis (6 de janeiro) e de forma espontânea, familiares, amigos e vizinhos, um pouco por toda a ilha, saem à rua para “Cantar os Reis” ou “Janeiras” de porta em porta. Imbuído deste espírito, a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, promove no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, no dia 5 de janeiro, pelas 21h00, o espetáculo "Cantar os Reis, Cantar as Janeiras", integrado no Programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano na Madeira.
FESTA DOS COMPADRES

FESTA DOS COMPADRES

Fevereiro

A Festa dos Compadres em Santana, uma tradição com mais de 50 marca a abertura da época de Carnaval na Madeira. Inclui um cortejo etnográfico cujo ponto alto é o “julgamento dos compadres”, uma espécie de tribunal popular que através de humor e sátira critica aspectos da sociedade madeirense contemporânea.

CARNAVAL

Fevereiro

Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante onde o programa oficial e as manifestações espontâneas oferecem várias opções. Aos convívios em hotéis e em casas particulares juntam-se dois cortejos: o de Sábado, onde desfilam as várias troupes e o Trapalhão, na Terça feira de tarde que junta miúdos e graúdos que de forma espontânea dão largas à imaginação e satirizam a sociedade madeirense.

Festival “AMO-TEatro”

Março

O FESTIVAL AMO-TEatro, uma iniciativa do Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha, tem trazido ao palco, desde 2010, vários grupos da Região, amadores e profissionais, bem como grupos do Continente Português e do Estrangeiro.

Festa da Flor

Maio

A Festa da Flor, uma homenagem à natureza e ás flores da Ilha oferece uma série de actividades, sendo de destacar as actuações dos grupos folclóricos e os vários concertos e espetáculos musicais, os tapetes florais e o cortejo temático que anima a tarde de Sábado.

Dia Internacional dos Museus

Maio

Neste dia a entrada gratuita possibilita uma visita especial e em horário alargado aos vários museus quer para fruir das exposições e coleções permanentes quer para participar em iniciativas preparadas exclusivamente para esta comemoração. Alguns dos museus da Região, aderem à “Noite Europeia dos Museus”, proporcionando um momento original ao visitante.

Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM

Maio

O Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM, criado já cerca de 30 anos, decorre todos os anos, na vila da Ribeira Brava e procura dar maior visibilidade à música filarmónica e ao trabalho desenvolvido pelas várias associações que se dedicam à promoção e preservação deste género musical.

Festival Aqui Acolá

Maio

O Festival Aqui_Acolá, uma celebração que, durante 4 dias, oferece uma singular combinação entre arte, cultura e tradição, é uma parceria da Câmara Municipal da Ponta do Sol e de diversas entidades/personalidades culturais de relevo do Concelho que anima a vila da Ponta do Sol e convida à visita.

FEIRA DO LIVRO

Maio

A Feira do Livro do Funchal, uma iniciativa que decore na capital madeirense desde 1974, procura promover a literatura e os autores locais, em particular, proporcionando, simultaneamente, um conjunto de actividades culturais e de entretenimento nos diferentes espaços da cidade.

FESTIVAL ALESTE

Maio

O Aleste, um festival, nascido sob o signo da música alternativa oferece um cartaz bastante actual, revelando, ao mesmo tempo, os artistas português que mais se distinguiram.

MERCADO QUINHENTISTA

Junho

Um mercado etnográfico que recria a vivencia quinhentista cujo ponto alto é um desembarque dos navegadores seguido de um desfile, anima a cidade de Machico, sensibilizando para a valorização da identidade cultural insular e para o papel da Madeira no contexto do património histórico português.

SEMANA REGIONAL DAS ARTES

Junho

A Semana Regional das Artes inclui apresentações artísticas em vários momentos e locais: Festa no Jardim; Modalidades Artísticas (expressão dramática/teatro, dança, música e artes plásticas); ESCOLartes, Exposição e Concurso Regionais de Expressão Plástica – a decorrer em vários espaços da baixa do Funchal e Madeira Tecnopolo.

FESTIVAL REGIONAL DE FOLCLORE – 24 HORAS A BAILAR

Junho

O Festival Regional de Folclore que tem lugar em Santana, reúne, durante 24 horas, diversos ranchos folclóricos regionais e nacionais assim como uma mostra etnográfica que atrai muitos visitantes.

FESTIVAL RAÍZES DO ATLÂNTICO

Junho

Um festival que pretende ser um encontro de músicos e o espelho de vivências musicais de ontem e de hoje. Traz para o palco artistas de dentro e fora da ilha que durante 3 dias celebram as raízes atlânticas mas também a universalidade da musica.

FUNCHAL JAZZ

Julho

Um festival internacional de Jazz, sediado nos jardins do Parque de Santa Catarina e que conta anualmente com a participação de alguns dos mais consagrados artistas, grupos nacionais e internacionais de Jazz.

CAMACHA DE ONTEM MADEIRA DE SEMPRE

Julho

Uma mostra gastronómica aliada a Cortejo Etnográfico que mobiliza várias Associações e Grupos culturais da freguesia da Camacha, atraindo entusiastas e visitantes.

SEMANA DO MAR

Julho

Um festival que promove provas náuticas lúdicas e desportivas lado a lado com música e uma mostra gastronómica e que transforma o Porto Moniz, uma vila no norte da Madeira, um ponto de encontro de várias gerações.

ART CAMACHA

Agosto

Um festival organizado pela Casa do Povo da Camacha, dedicado às tradições culturais desta freguesia, com particular destaque para os vimes e os bordados.

SANTACURTAS

Agosto

Um festival que pretende estimular a exibição pública de filmes que não são distribuídos nem exibidos nos circuitos tradicionais de cinema em Portugal.

FESTIVAL NACIONAL E INTERNACIONAL DE FOLCLORE

Agosto

Um festival promovido pelo Grupo de Folclore da Ponta do Sol, em colaboração com a Câmara Municipal local que conta com a participação de alguns grupos folclóricos regionais, nacionais e estrangeiros.

FESTA DO VINHO MADEIRA

Setembro

Um tributo ao vinho, ao viticultor e às vindimas que recria os métodos tradicionais e convida à participação de todos, locais e visitantes.

FESTIVAL DE COLOMBO

Setembro

Uma recriação histórica da época em que Cristovão Colombo residiu no Porto Santo que pretende valorizar o papel da ilha na epopeia dos Descobrimentos Portugueses.

FESTIVAL DA NATUREZA

Outubro

Um festival que tem por objetivo promover a animação turística no âmbito da natureza incentivando a prática de atividades que permitem o contacto direto com o riquíssimo património natural, terreste e marítimo, do arquipélago da Madeira.

MADEIRA FILM FESTIVAL

Outubro

Um festival de cinema independente internacional inspirado na natureza, que congrega várias iniciativas associadas à sustentabilidade, arte, educação, eco-turismo, lazer e um tributo à Floresta Laurissilva consagrada Património Mundial Natural da Humanidade, pela UNESCO.

FESTIVAL DE ÓRGÃO DA MADEIRA

Outubro

Um festival que tem como principal objetivo a divulgação do património organistico existente na Região através da realização de concertos singulares que dão a conhecer o património edificado de caráter religioso e os respectivos instrumentos e fomentam o interesse por um género musical diferente.

MADEIRA PIANO FEST

Novembro

Um festival, promovido pela Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, que conta com a participação de pianistas de diferentes nacionalidades, em várias combinações de recitais de piano.

FESTAS DE NATAL E FIM DO ANO

Dezembro

A inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal dá o mote para o início do programa das Festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira, que culminam com o espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.O vasto e rico programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas encerra a 6 de janeiro, dia dos Reis.

MADEIRA MICRO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Dezembro

Um festival cinematográfico que tem como palco o antigo edifício Cine Sol, de estilo art deco, localizado na vila da Ponta do Sol, dinamizado pela Estalagem da Ponta do Sol e pela empresa de marketing cultural europeu Digital Berlim e que oferece também workshops.

CICLO DE CONCERTOS "MÚSICA NAS CAPELAS"

Ao longo do ano

Um ciclo de Concertos que dá espaço a agrupamentos musicais de dimensões camerísticas existentes na região cujo mote é evidenciar a fervilhante nobreza artística, com pergaminhos ecléticos de um género musical menos conhecido.

CAPELAS AO LUAR

Ao longo do ano

Um programa de visitas guiadas a um conjunto de capelas da Ilha da Madeira que se destacam pela sua riqueza patrimonial dinamizadas pela DRC- Madeira.

CONCERTOS L

Ao longo do ano

Um ciclo de 10 concertos em que a música portuguesa e a internacional se aliam às sonoridades da música tradicional, indie, rock, jazz ou alternativa promovido pela Estalagem da Ponta do Sol, em colaboração com o Turismo da Madeira, a empresa Urbanistas e o Conservatório de Música da Madeira.

ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA - ANSA

Ao longo do ano

Uma temporada recheada de interpretações de obras de compositores de todos os tempos, com destaque também para os portugueses, com estreias absolutas e que pretende contribuir para a história da música e para a divulgação das criações contemporâneas.

VISITAS GUIADAS EM DIVERSOS IDIOMAS

Ao longo do ano

Visitas guiadas a circuitos pelas ruas da cidade, nomeadamente Colégio dos Jesuítas do Funchal, Paços do Concelho do Funchal e Assembleia Legislativa Regional, promovidas pela Associação Académica da Madeira.

“CONTADORES DE HISTÓRIA - DESCOBRINDO A CIDADE”

Ao longo do ano

Um projecto desenvolvido pela Associação Académica da Universidade da Madeira que pretende divulgar o património, difundir a cultura e valorizar a História da Madeira entre o público mais novo.
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.