As Adegas de São Francisco, “The Old Blandy Wine Lodges”, possuem uma interessante área de exposição, situada num conjunto de edificações, em grande medida a única parte remanescente do antigo Convento de São Francisco do Funchal, demolido no século XIX. A fase mais antiga da sua construção deve-se a Luíz Álvares da Costa e seu filho Francisco Álvares da Costa, que o iniciaram em 1473.
Este conjunto de edifícios, onde hoje são as Adegas de São Francisco, pertencem na maioria dos casos ao século XVII e XVIII, onde se destacam alguns antigos armazéns, uma pequena rua calcetada de pedra roliça e o que parecem ser, vestígios de uma antiga capela.
A Madeira Wine Company foi fundada em 1913, incorporando várias empresas ou produtores independentes, que se associaram. Casos de William Hinton, Welsh, Cunha & Co. Lda., Henriques & Câmara, Cossart Gordon, Blandy, Leacock e Miles.
As adegas de São Francisco podem hoje ser visitadas, apresentando para além da sua curiosidade arquitetónica, salas de provas, armazéns, loja, assim como uma área de exposição que no seu conjunto contam a história do vinho Madeira, desde o processo de produção da vinha até à sua transformação no Vinho Madeira, nas suas várias castas, Sercial, Malvasia, Verdelho e Boal. O stock médio de vinhos de canteiro é de cerca de 700.000 lts, distribuídos por 650 pipas e cubas de madeira, na sua maioria de carvalho americano, mas também de carvalho francês e cetim (mogno branco.
Muitas das peças em exposição, foram recolhidas da sua funcionalidade original na própria empresa, e relacionam-se quer com os trabalhos de produção do vinho, até aos documentos como notas de encomenda, rótulos, antigas garrafas, etc.
Muito interessante é a presença e importância da Madeira Wine Company, ou mesmo antes, dos seus primeiros associados, na divulgação e internacionalização da imagem do vinho, afamado desde o século XVI.