LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

MuseuElectricidadeO Museu de Electricidade “Casa da Luz”, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.
Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.
Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.
Uma segunda área temática apresenta-nos um historial evolutivo, da eletrificação no arquipélago, sob o título “Um século de Electricidade”, com a presença de maquinaria diversa, com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica. Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado segunda nave, de um posto de transformação e a sua ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas, e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.
Uma terceira zona apresenta-nos com sentido didático a exposição “fontes de energia”, primárias e renováveis, sobre energia eólica e solar, assim como uma área dedicada à ciência e à tecnologia, dotada de equipamentos interativos e software multimédia. Neste espaço dispõe-se de computadores com software adequado ao tema, (capacete de realidade virtual), bola de plasma, (gaiola de Faraday), fibra ótica e quiosque de multimédia, onde se pode explorar o CD-rom do Museu. Este possui uma zona de exposições temporárias, um centro de documentação, auditório, loja e uma cafetaria. Está ainda preparado com todas as normas de segurança e de circulação de visitantes com deficiência.
O museu encontra-se sedeado nas adaptadas instalações da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1870.Foi nesse sentido que, a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na RAM, a EEM inaugurou o Museu Casa da Luz.


Serviços:

Educação
Tem serviço educativo para o público escolar.

Loja
Cd-rom sobre o Sítio e o Museu, Publicações sobre a História do Museu, dossiers pedagógico, Catálogos.

Tutela:
Empresa de Electricidade da Madeira

Morada:
Rua da Casa da Luz n.º 2
9050-029 Funchal

Telefone:
(351) 291 211 480

Fax:
(351) 291 23 33 24

E-mail:

Horário:
Aberto de terça a sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Encerrado às segundas-feiras, domingos e feriados.

Ingressos:
Normal 2,70 €
Crianças até 12 anos, Estudantes e Reformados 1,35 € Gratuito crianças até 12 anos

Facebook

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.