LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

EJOnesimobO Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente ontem no auditório do Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol, por ocasião da cerimónia de entrega do diploma referente ao ‘Prémio John Dos Passos 2019’, instituído pelo Governo Regional, atribuído ao escritor Onésimo Teotónio Almeida.

Nas palavras que proferiu, Eduardo Jesus disse que a emigração traz a multiculturalidade que nos prepara para ser cidadãos do mundo e que esta tem feito com que as populações dos Açores e da Madeira tenham uma acrescida valia.

A Onésimo Almeida, açoriano, o governante garantiu que o considera como figura da Madeira, que sempre deu o seu préstimo na afirmação de muitos eventos da cultura.

A obra premiada de Onésimo Teotónio Almeida foi “O Século dos Prodígios: a Ciência no Portugal da Expansão”, na modalidade de Ensaio. Editada pela Quetzal, reúne um conjunto de ensaios sobre o papel que Portugal e os portugueses desempenharam nos séculos XV e XVI, debruçando-se sobre o caráter pioneiro da ciência portuguesa naquela época. A obra procura revisitar os anos de ouro da história portuguesa e a revelação de como, durante o “período da Expansão” surgiu e cresceu um núcleo de pensamento e trabalho científico pioneiros, que tornou possíveis as viagens desses séculos.

Na oportunidade, o escritor açoriano deu uma palestra com o tema: "A nossa formatação mental - como a emigração nos ajuda a compreendê-la”.