LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

mapa arquitetura protal SRTCO primeiro Mapa de Arquitetura da Madeira, uma iniciativa da Seção Regional da Ordem dos Arquitetos (OA), foi ontem apresentado numa cerimónia que teve lugar no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. Trata-se de uma espécie de roteiro onde cabem, neste primeiro caso, 22 obras do madeirense Rui Goes Ferreira, que foi criado por Madalena Vidigal, também arquiteta e neta desse grande nome da Arquitetura Moderna na Região. 

Presente no evento, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por enaltecer as várias iniciativas que a Seção Regional da Madeira da OA tem vindo a desenvolver, como este mapa, mas também como o prémio que será entregue amanhã e que resulta de uma parceria com a Secretaria Regional, atividades que “ajudam a dar dimensão à importância da arquitetura na nossa sociedade”. 

Eduardo Jesus enalteceu ainda o trabalho ontem apresentado por Madalena Vidigal, afirmando que este mapa pioneiro na Região “é especial por várias razões”. “Primeiro porque há aqui a necessidade de pararmos no tempo e nos abstrairmos da velocidade diária em que vivemos e dos projetos em que nos envolvemos, no processo de criação, e de olhar para trás”, disse. Nesse convite que é feito, a autora deste mapa “dá-nos esta oportunidade de parar e refletir sobre um legado que nos foi deixado por um arquiteto de importância maior na Região e que através das suas obras convoca-nos para uma reflexão.” 

O mapa sobre o trabalho de Rui Goes Ferreira é também uma “chamada de atenção saudável e salutar que merece respeito, traz algo de novo e que se apresenta como um convite irrecusável à procura destas obras e de encontrar nestas obras uma leitura, uma narrativa que caracterizou a intervenção” do arquiteto que é também avô de Madalena Vidigal.  

Sobre esta ligação familiar, o governante admite que à partida podia não facilitar este projeto, mas refere que “Madalena encontrou uma forma bastante peculiar de saber interpretar essa ligação e a forma criteriosa e honesta como olha para esse legado é também motivo de enaltecimento” e “faz recair sobre nós a responsabilidade da preservação e da intervenção sobre a qual se fez escola e referência”.  

Refira-se ainda que a OA tem já em curso o próximo mapa de arquitetura, que será dedicado à obra de Chorão Ramalho.  

O mapa de Rui Goes Ferreira, além da versão em papel, pode ser consultado em www.mapadearquitetura-madeira.com .

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.