LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente na apresentação pública do livro “A Lapinha de Francisco Ferreira - O Caseiro”, que teve lugar esta terça-feira no Museu Etnográfico da Madeira.
A obra, editada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura foi coordenada por Ana Margarida Araújo Camacho, autora dos textos juntamente com Lídia Góes Ferreira, a partir de uma investigação desenvolvida pela primeira e por Carolina Ferreira, Catarina Andrade, Helena Sousa, Margarida Freitas (Equipa da Casa Museu Frederico de Freitas - CMFF), César Ferreira e Lídia Góes Ferreira (Equipa do Museu Etnográfico da Madeira - MEM).
Na ocasião o Secretário Regional começou por agradecer à família de Francisco Ferreira por ter preservado esta lapinha e ter aceitado a proposta de aquisição da mesma por parte do Governo Regional, e salientou a importância deste livro agora publicado sobretudo tendo em conta o facto de ter juntado dois museus, um trabalho em rede que valorizou.
Recorde-se que a Lapinha foi adquirida pelo Governo Regional, em 2015, para integrar e enriquecer o acervo do Museu Etnográfico da Madeira. Decorridos os processos de inventariação, de restauro e concluída a transferência desta coleção para o Museu Etnográfico da Madeira, a exposição permanente da mesma foi inaugurada em 2021.

Desde então, todos os anos, a “Lapinha do Caseiro” é aberta ao público, apenas na época natalícia, como era costume.

1caseiro n

lapinhacaseiro n

2caseiron

3lapinha n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.