A edição de 2024 dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), atribuiu quatro distinções (dois prémios e duas menções honrosas) a projetos desenvolvidos pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura (SRTC/DRC).
A obra de Reabilitação e Restauro do Convento de Santa Clara recebeu o prémio APOM na categoria de “Salvaguarda, Reabilitação e Restauro”. O Convento de Santa Clara, reabriu ao público a 18 de maio de 2023, depois de uma campanha de reabilitação e restauro projetada e coordenada pela SRTC/DRC, que contou com a parceria do Laboratório José de Figueiredo e do Museu Nacional do Azulejo. Teve um custo total de 2,3 milhões de euros e foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) –Madeira 14-20.
Márcia Sousa, diretora do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, foi uma das oito personalidades que receberam o prémio de Mérito Profissional na área da Museologia.
Já o projeto “Livro Sem Pontos”, do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, recebeu uma menção honrosa na categoria de Projeto de Educação e Mediação Cultural.
“Livro sem pontos” teve como base de trabalho a exposição “Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro”, que mostrou transversalmente a vida e obra da artista e resulta de um projeto colaborativo com a associação “Dançando com a Diferença. A exposição “Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro” também no MUDAS.Museu recebeu uma menção honrosa na categoria de Exposição Temporária. Esta mostra que esteve patente naquele espaço entre dezembro de 2022 e outubro de 2023.






