De 1 a 25 de maio, a Madeira volta a florir com a Festa da Flor 2025, que este ano convida todos a viverem “Um sonho de flores”. Um programa diversificado celebra a natureza, a cultura e a criatividade madeirense, transformando a ilha num jardim vivo de emoções e tradições.
Entre os principais destaques estão a 46ª edição do Cortejo da Flor (4 de maio), com 1.700 participantes e 14 grupos; o simbólico Muro da Esperança (3 de maio), construído por 316 crianças numa mensagem coletiva de paz; e o desfile de viaturas clássicas no Madeira Flower Classic Auto Parade (11 de maio), que este ano inclui um concurso de decoração floral, o Madeira Classic Car Revival (23 a 25 maio).
A grande novidade chega com o Madeira Gym Flower Fest (10 de maio), que une ginástica, dança e natureza num espetáculo interativo e inovador. A moda também marca presença com a elegante Madeira Flower Collection (17 e 18 de maio), onde criadores regionais e nacionais desfilam propostas inspiradas nas flores.
A música será uma constante ao longo da festa, com 85 concertos e atuações espalhados por vários palcos, incluindo os grupos da flor, espetáculos com grupos folclóricos, a Banda Militar da Madeira, Orquestra Ligeira da Madeira, a Orquestra de Salão Húngara Imperatriz Sissy e a participação especial da Orquestra Clássica da Madeira.
O evento conta com os tradicionais tapetes florais em vários pontos da cidade, um mercadinho da flor e produtos regionais com 25 casinhas, a 70ª Exposição da Flor, o Pavilhão do Bordado Madeira, oficinas temáticas, dança e workshops.
Com mais de 4.000 pessoas envolvidas e uma previsão de 95% de ocupação hoteleira, a Festa da Flor 2025 afirma-se como um verdadeiro tributo à alma da Madeira – feita de flores, tradição e hospitalidade.