O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, acompanhou o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na apresentação do n.º 7 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série 2025, que decorreu na tarde desta terça-feira, dia 20 de maio, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV).
Trata-se de uma publicação da responsabilidade da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL), através do CEHA-AV, que, à semelhança dos anteriores, é publicada em formato digital e fica alojada em linha, na página institucional da DRABL, permitindo o acesso livre e gratuito. Este número da revista conta com 19 artigos (somando mais de 900 páginas), frutos da colaboração de 21 autores.
A revista Arquivo Histórico da Madeira ocupa, desde o segundo quartel do século XX, um lugar da maior relevância na história da produção do conhecimento e da salvaguarda do património do Arquipélago da Madeira. Constitui, com efeito, a mais antiga revista histórica e cultural ainda vigente. Esta Nova Série, nascida em 2019, privilegia, como temáticas globais, a História, a Memória e o Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira.
Além da apresentação da revista, houve ainda oportunidade para uma visita à exposição 'Crónica de uma Revolução’, patente no CEHA-AV. A mostra, com curadoria de Luís Vilhena, mostra um conjunto de desenhos da autoria de José Vilhena publicados na revista Gaiola Aberta entre maio de 1974 e maio de 1981, ilustrando, através do humor, o período pós-revolução de abril de 1974.