LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Mil e Uma Noites: hei-de plantar um poema

Irene Lucília sonha com palavras. Diz que é quando as escreve, quando as desenha, que se abre tempo para as pensar. Como ela, muitas outras mulheres sonham ter tempo a sós com as palavras ou para as palavras. Palavras cosidas - ou cozidas. Bordadas, recortadas, reformadas, jovens. Palavras-mãe. Palavras cantoras, cantadeiras, contadeiras. Palavras-bruxas. Ilhas.
Nem todas as palavras escritas por mulheres são insulares, algumas são galáxias inteiras guardadas na gaveta, outras são uma quadra escondida na memória. Mil e Uma Noites: hei-de plantar um poema é, no fundo, um poema radiofónico feito das muitas palavras recolhidas na ilha da Madeira, a propósito da vontade de mapear a literatura de autoria feminina do século XX.
.
A Associação Um Colectivo, natural de Portalegre (Alentejo), com o apoio da Associação Avesso a nível local, está na Região a desenvolver o projecto: "Mil e Uma Noites: hei-de plantar um poema".
.
O projeto é, no fundo, um poema radiofónico feito das muitas palavras recolhidas na ilha da Madeira, a propósito da vontade de mapear a literatura de autoria feminina do século XX. A Ponta do Sol foi um dos locais escolhidos para esta recolha. Será gravado no próximo sábado, 20 de Dezembro, pelas 16h00 horas, no Centro Cultural John dos Passos e aberto ao público. Será depois emitido pela Antena 2 e O Público.

 

2025.12.20 1001NOITES

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.