LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

EJPremiosDez2020O Secretário Regional de Turismo e Cultura disse que foi “uma noite de glória para a Cultura da Região”, depois de conhecer os quatro prémios que a APOM – Associação Portuguesa que Museologia atribuiu ontem ao fim do dia numa comunicação virtual que Eduardo Jesus assistiu no auditório da Casa Museu Frederico de Freitas, no Funchal.
Entre as distinções há a relevar o galardão de ‘Melhor Museu do Ano’, atribuído ao Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, o que acontece pela primeira vez a um museu na Região.
Além disso, é a primeira vez que os prémios da APOM, considerados os ‘Óscares da Cultura’ em Portugal, são entregues quatro vezes na mesma edição à Madeira.
Em relação à distinção de ‘Melhor Museu do Ano’, Eduardo Jesus diz que constitui “o melhor reconhecimento que se pode fazer ao investimento que foi ali realizado pelo Governo Regional e é também a melhor forma de homenagear uma política que tem permitido a concentração de um património fotográfico que é único e que faz distinguir a Madeira das restantes áreas do território nacional, constituindo-se como um exemplo para além dessas fronteiras”.
O governante enalteceu igualmente o prémio ‘Investigação’, atribuído ao Museu Etnográfico da Madeira, mais precisamente ao n.º 3 do projeto editorial 'Cadernos de Campo', dedicado às 'Festas e Romarias da Madeira', “como uma prova de que esta coleção vem agora ser reconhecida pelo grande interesse que promove na preservação daquela memória e do conhecimento”.
Por outro lado, referiu ser “extraordinariamente importante para a Madeira o prémio ‘Informação Turística’ atribuído à Direção Regional de Cultura da Madeira pela divulgação de 'A Arte na Rota do Ouro Branco e ainda o prémio ‘Instituição’ que foi entregue à Direção Regional da Cultura, confirmando o trabalho que tem sido desenvolvido por esta direção regional”.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que estes prémios funcionam e representam “um reconhecimento às pessoas, aos profissionais da cultura, às equipas que têm estado envolvidas em cada uma das áreas correspondentes a cada um dos prémios e significa um forte apoio a todas estas pessoas num ano particularmente difícil, em que a pandemia veio colocar à prova e obrigou a reinventar métodos de trabalho sob um desafio que nunca tinha experimentado”.
Complementou, no entanto, que o prémio de todos os prémios “é chegar ao fim do ano com a consciência tranquila de que aquilo que fizemos, fizemos bem. Aquilo que tivemos de inovar, inovamos bem, aquilo que tivemos de recriar, recriamos bem e que este reconhecimento que é externo e de uma entidade credibilizada e superior a qualquer interesse, essa independência valoriza de sobremaneira esta distinção que vem agora para a Madeira. Julgo que é uma noite de glória e um enorme reconhecimento da Madeira e da cultura que todos nós promovemos diariamente”.

Os prémios

‘Museu do Ano’
‘Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s’

‘Informação Turística’
Roteiro ‘A Arte na Rota do Ouro Branco’

‘Investigação’
Projeto Editorial do ‘Museu Etnográfico da Madeira’ “CADERNOS de CAMPO, N.º 3 - Festas e Romarias”

‘Instituição’
Direção Regional de Cultura da Madeira

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.