LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Os museus tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura preparam-se para festejar o Carnaval não só através das diferentes plataformas digitais, com destaque para o portal “Cultura Madeira”, mas também a nível presencial com limite de 5 crianças por atividade. Para o efeito, evidenciam-se oficinas criativas, vídeos, jogos e a publicação de fotografias tiradas a partir de casa, com o intuito de incentivar à pesquisa e observação de obras de arte nos diferentes museus e espaços.
Em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura considera que “O Carnaval é vivido na Região com muita intensidade e os nossos museus procuram anualmente, seja online e/ou de forma presencial, neste caso com a devida proteção e segurança, incentivar as crianças à produção e criação artística, utilizando e aplicando as tecnologias tão familiares para as atuais gerações”.
Eduardo Jesus salienta que  as atividades projetadas pelas equipas dos museus “suscitam a curiosidade das crianças e cumprem um dos seus objetivos primordiais que é a divulgação das tradições da Madeira que pugnamos diariamente para que sejam preservadas”.
Temos, assim, no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s a apresentação online do vídeo “Carnavais Idos”. Trata-se de um conjunto de registos fotográficos do acervo do museu recriado de forma lúdica que retrata ao longo de décadas, as roupas de Carnaval de outras épocas.
No dia 12 de fevereiro, o Museu Quinta das Cruzes desafia os mais novos a descobrirem a identidade dos retratos relacionados com as obras do museu ao mesmo tempo que ficam a conhecer as referências de cada obra.
De 13 a 16 de fevereiro, o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira lança a oficina para a família: “Mascarados em casa por todo o lado – I can see them everywhere”.
Em forma de um jogo, o Serviço Educativo do Mudas-Museu desafia a olhar e, a partir de formas que sugerem elementos reconhecido, descobrir e criar personagens, trazendo à vida o que estava escondido. Para esta atividade, as famílias podem consultar a coleção do MUDAS através da plataforma online www.mudasmuseuvirtual.com e posteriormente enviar os trabalhos para o mail . As melhores fotografias serão partilhadas nas redes sociais.
Por seu turno, o Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro propõe, a 15 de fevereiro, a oficina presencial “O chapéu do Capitão “. Em contacto com o painel informativo existente no interior do edifício Torre do Capitão, as crianças vão observar as imagens para a criação de um chapéu. Devido às medidas de contingência está limitado o número de crianças, com inscrição prévia para o telefone: 291 641 378 ou por e-mail:  
Finalmente, o Universo de Memórias João Carlos Abreu continua com a exposição “Máscaras do Mundo”. São 45 máscaras de vários cantos do mundo. Para quem não tenha a possibilidade de visitar, as máscaras são apresentadas online em curtos registos divididos por continentes.

opormenorEditadomqc1048retrato

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.