LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Secretário Regional de Turismo e Cultura afirmou que a Região tem valorizado o património fotográfico madeirense, preservando a memória e um espólio ímpar a nível mundial. 
Isto mesmo foi transmitido por Eduardo Jesus na apresentação dos catálogos 5, 6,7 e 8 da coleção Madeira - Memórias Fotográficas, edições da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, que decorreu no Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira, no Funchal.
O governante referiu que estavam a ser apresentadas neste dia mais quatro volumes de uma coleção que “temos vindo a fazer alusiva à fotografia da Madeira. Estas são coleções que evocam os fotógrafos que exerceram de forma profissional ou amadora aqui na Região Autónoma da Madeira ao longo de todo o tempo desde que a fotografia existe - meados do século XIX para cá - e cujas coleções foram integradas no espólio que pertence à Região Autónoma da Madeira e que corporizaram doações ao Museu de Fotografia da Madeira”.
Tratam-se de edições com imagens inéditas dos fotógrafos Francisco João Barreto, Alberto Camacho Brandão e Augusto João Soares primeira metade do século XX), Gino Romoli e outros autores (dos inícios do século XX até 1982), e Joaquim Augusto de Sousa (da década de 1880 até 1905).
No fundo, “evoca-se cada um destes fotógrafos, deixa-se uma pequena mostra do que existe e ao mesmo tempo promovemos uma coleção que, dado o seu interesse histórico, fica presente em cada uma dessas publicações. Temos o cuidado de não só de identificar esses mesmos registos, de catalogá-los, mas também de publicá-los em duas línguas. Existem estes mesmos livros, estas publicações em português e em inglês”, complementou.
Eduardo Jesus garante que a ideia é dar continuidade, sem qualquer limite, a todas as coleções. Referiu que agora a lógica é focar os fotógrafos e que, no futuro, as coleções “podem evocar outras lógicas de abordagem quer seja espaços urbanos ou rurais, edificados ou não edificados”.
A ideia da coleção “é continuar e, desta forma, fazer crescer esta que é uma oferta muito grande que a Madeira tem e que nos distingue do resto dos outros territórios, pelo facto de, desde os primórdios da existência da Fotografia, ter tido quem se entusiasmasse por esta atividade e registasse ao longo do tempo estas mesmas fotografias. Ao mesmo tempo revela também a grande preocupação que existiu ao longo deste tempo no que diz respeito a preservação destes registos. Julgo que isso é um legado que fica para a História e que nos impõe esta responsabilidade de ir tratando de forma digital e não digital, mas promovendo sempre a divulgação deste espólio”, concluiu.
Refira-se que os novos catálogos estarão disponíveis para venda na loja online em https://loja.madeira.gov.pt/product-category/abm/ ou presencialmente, na receção da Direção do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

apresentacao

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.