LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza online na newsletter de março de um lote de novas 115 fotografias do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s as quais pertencem ao fundo Perestrellos Photographos.

Deste conjunto há desde já a destacar as fotografias relativas à Rampa dos Barreiros no ano 1935, de diversas Quintas, assim como de registos de vários visitantes como Bernard Montgomery, D. Duarte Nuno de Bragança, e Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa. O mérito desta casa fotográfica foi reconhecido pelo Governo Regional em 1958 e, mais tarde, em 1995, Raúl Martins Perestrelo foi distinguido com o galardão “Estrelícia Dourada”. Tudo isto pode ser vista acedendo através deste link: Destaque - Março 2021 - ABM (madeira.gov.pt)

Acerca deste acervo e em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura começa por evidenciar “o extenso e valioso testemunho de fotografias que Perestrellos Photografos deixou às gerações seguintes, o qual tem permitido, ao longo de décadas, a divulgação da Madeira além-fronteiras”. Eduardo Jesus refere que “muitos destes registos correram o mundo em formato de postais, sendo alguns divulgados na imprensa internacional”.  Por outro lado, sublinha que a consulta online desta coleção “permite conhecer e acompanhar a evolução dos acessos e estradas regionais às diferentes localidades assim como as modificações da paisagem urbana e rural, além de também permitir preservar e divulgar as tradições e costumes da Madeira”.

O governante realça que estamos perante “o resultado de um trabalho da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que permite, através de um simples clique, promover o alargamento do acesso a depósitos históricos de interesse regional e internacional, visto que, qualquer utilizador, onde quer que se encontre, pode aceder a partir de um computador, tablet ou smartphone. Este é o nosso desígnio de levarmos Cultura às pessoas, neste caso, através de uma plataforma que está a ser enriquecida continuamente relevando a riqueza do nosso património que preservamos e divulgamos”.

acervoportal

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.