LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), acaba de reforçar a oferta de livros online com as obras de Eugénio de Azevedo.

As obras estão acessíveis através do catálogo bibliográfico desta Direção Regional https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/ ou na Rede Nacional de Objetos Digitais. Para esta Rede Nacional, como parceira desde julho de 2019, a DRABM já direcionou um grande número de registos bibliográficos, sendo que, atualmente, estão disponíveis 164 títulos e respetivos objetos digitais.

Em declarações ao JM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha a importância desta contínua aposta da oferta no digital da Direção Regional e enaltece este seu trabalho “que permite o acesso online de um vasto conjunto de obras de uma forma simples e abrangente”. Eduardo Jesus frisa que “esta estratégia facilita e diversifica o acesso às coleções assim como contribui para a promoção do património documental e bibliográfico”.

“Em termos práticos”, acentua o governante, “as monografias disponibilizadas online, que podem ser consultadas livremente, servem uma comunidade mais vasta de utilizadores, e, ao mesmo tempo, permitem que se preserve e conserve, deste modo, os originais, sobretudo os mais antigos, raros ou frágeis”.

Sobre as obras:

Com desenhos de Celso Hermínio, “Histórias das Ilhas”, de 1899, constitui uma recolha de pequenos contos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Fica agora disponível através do link:

https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/media/monografias_pdf/2021/jan/historias_das_ilhas_da_madeira.pdf 

Outra monografia do mesmo autor,  “Em casa do filho”, uma comédia em um ato sobre costumes madeirenses, datada de 1905, encontra-se também online: 

 

https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/media/monografias_pdf/2021/jan/em_casa_do_filho.pdf

 capahistoriasdailha


 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.