LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
 

seminarioA Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira, o Seminário “Fotografia, Cinema e Arquivos”, com conferências, projeção cinematográfica, exposição coletiva, painel de comunicações e a apresentação do livro de Maria do Carmo Piçarra “Projectar a ordem. Cinema do Povo e Propaganda Salazarista 1935-1954”

A sessão de abertura será dia 13 às 10h00 pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Neste primeiro dia de seminário é inaugurada a exposição coletiva “Filmes de Manuel Luiz Vieira em Cartaz” com a curadoria de Filipa Venâncio.
Manuel Luiz Vieira nasceu em São Vicente, a 21.06.1885. Fotógrafo e cineasta madeirense que integra o grupo de pioneiros do cinema português, o seu trabalho, ainda hoje profundamente desconhecido, impressiona quer pela qualidade artística e técnica, quer pela atualidade e versatilidade do seu arrojo criativo: primeiro como operador de câmara na empresa Madeira Film, onde, com Francisco Bento de Gouveia, realizou sobretudo filmes de reportagem, documentários de caráter etnográfico ou de tomada de vistas da ilha, muitas vezes orientados para a promoção turística insular; mais tarde como realizador e produtor de cinema de ficção na Empresa Cinegráfica Atlântida, por si fundada em 1924, e onde viria a realizar dois marcos na história do cinema mudo português (A Calúnia, 1926; O Fauno das Montanhas, 1927); e depois de 1928, já a trabalhar na metrópole, como realizador de experiências em cinema-ensaio e como operador de câmara e diretor de fotografia de alguns dos mais conceituados realizadores da história do cinema português das décadas de 1930-1940 (Jorge Brum do Canto, Leitão de Barros, António Lopes Ribeiro...). Faleceu em Lisboa, a 24.08.1952, deixando uma obra vastíssima, mas que, por se encontrar dispersa e com paradeiro desconhecido, se torna difícil estudar, pese embora o relevo que assume na história do cinema português e madeirense”.
Pelas 11h30 será a conferência de abertura “Da Fotografia à propaganda filmada- pioneirismo de um `homem da câmara´ madeirense” por Maria do Carmo Piçarra.
A tarde de quinta-feira será preenchida com a projeção cinematográfica comentada de filmes que contaram com a colaboração de Manuel Luiz Vieira como “Bairros Sociais “de 1943 e “Maria Papoila” de 1937 sendo este último com argumento de Vasco Santana, Alberto Barbosa e José Galhardo e fotografia de Manuel Luiz Vieira.

Devido às restrições de número de lugares, as inscrições para assistir ao seminário deverão ser feitas através do e-mail

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.