LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Dia 14 de maio apresentação do livro de Maria do Carmo Piçarra no Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira. 
Neste segundo e último dia deste evento, promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, o programa inclui o painel de comunicações com Ana Paula Almeida, Ana Salgueiro e Rui Guilherme Silva. O final da manhã encerra com a apresentação do livro de Maria do Carmo Piçarra, por Paulo Cunha “Projetar a Ordem. Cinema do Povo e Propaganda Salazarista 1935-1954”.Dia 

Maria do Carmo Piçarra é doutorada, mestre e licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL; realizou investigação pós-doutoral (2015-2018) em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e no Centre for Film Studies and Aesthetics of the University of Reading Reading. É investigadora integrada no Instituto de Comunicação da Nova (ICNova). Foi bolseira da FCT (doutoramento e pós-doutoramento), do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Oriente. Tem lecionado em várias instituições de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro. Foi adjunta da presidência do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia (1998-1999), fundadora e co-editora (2012-2018) da ANIKI – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento e é crítica e programadora de cinema. Publicou, entre outros títulos: Projetar a ordem — Cinema do Povo e propaganda salazarista. (2020), Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo (2015), Salazar vai ao cinema I e II” (2006, 2011), e coordenou, com Jorge António, a trilogia Angola, O nascimento de uma nação (2013, 2014, 2015) e, com Teresa Castro, (Re)Imagining African Independence. Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire (2017).

A parte da tarde deste último dia de seminário será preenchida com uma mesa redonda sobre “Os arquivos na preservação, divulgação e estudo do Património fotográfico e cinematográfico português que conta com os oradores Ana Paula Almeida, Dina Noite, Paulo Cunha e Zélia Fernandes.

O seminário encerra com a projeção de “Lisboa, Crónica Anedótica“ de Leitão Barros, versão restaurada e editada em DVD pela Cinemateca.

ultimodiaseminario

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.