LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

redisO Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, apoia o concerto ao vivo e de estreia da formação “Filipe Passos e a Matriz Sonora” que se realiza no dia 29 de maio, sábado, às 21h00, na Fortaleza do Pico.

Trata-se de uma homenagem à canção Ligeira Portuguesa entre 1969 e 1990, protagonizado pela nova formação artística de músicos experientes que se juntaram para desenvolver um projeto poético-musical inovador.  Assente numa proposta artística, “Filipe Passos e Matriz Sonora”, contará com voz, piano/teclados, guitarra acústica/elétrica, baixo elétrico, naipe de metais e bateria. O conceito parte do princípio de que “a música habita a linguagem”, compartilham sonoridades, como é o caso da voz, da melodia, da poesia musicada e dos poemas que foram escritos para serem canções. Um projeto que pretende valorizar a poesia e prestar homenagem aos anos dourados da Canção Ligeira Portuguesa e redescobrir os grandes autores e intérpretes que impulsionaram o desenvolvimento do género. Ao quarteto base, constituído por Filipe Passos (voz), Williams Ramos (piano/teclados), Miguel Marques (baixo elétrico) e Pedro Temtem (bateria), juntaram-se Alberto TC (guitarra acústica/ elétrica) e um naipe de metais composto por Aquilino Domingo da Silva, Francisco Camacho e Sílvia Jesus.

Em declarações ao DN, o  Secretário Regional de Turismo e Cultura afirma-se satisfeito por “apoiarmos uma nova formação artística constituída por músicos experientes e de qualidade evidenciada em outros projetos. As atuais diretrizes em relação à situação pandémica permite-nos proporcionar este novo evento e que acontece quinze dias depois do regresso aos palcos de Miro, concerto esse que também foi apoiado pela nossa Secretaria”. “Estamos no bom caminho para a retoma das atividades e de eventos, particularmente nos nossos espaços, e que decorrem de acordo com as medidas decididas pelo Governo Regional, com lotação de 50%, regras de distanciamento, e sem intervalo. É cada vez mais importante podermos proporcionar as condições para a realização de concertos não só para o público, mas sobretudo para os artistas que estão na expectativa de voltar aos palcos e mostrarem os trabalhos que têm desenvolvido. Tal como aconteceu em 2020, a nossa secretaria está atenta às diversas áreas da Cultura, mantendo contacto com as associações e músicos, disponibilizando os espaços para eventos de vária índole, desde exposições, concertos, workshops ou conferências”, frisou Eduardo Jesus que reiterou da parte “do Governo Regional dar continuidade ao apoio à Cultura”.

O concerto “Filipe Passos e Matriz Sonora” será de entrada livre, mas sujeito a inscrição prévia através do e-mail   ou pelo telemóvel 967 347 944.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.