LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

dancaÉ já nesta 2ª feira, dia 14 de junho a partir das 21h00 que estreia aquele que será o projeto direcionado para a irreverência, criatividade de talentos emergentes, ao retratar o dia-a-dia dos ensaios de alunos da escola GIG nas áreas da música, da dança e da performance.

São 5 documentários com cerca de 9 minutos cada, que narram a vida quotidiana da escola de artes, dos ensaios, evolução dos alunos até ao resultado final que se traduz numa atuação ao vivo. A estreia está marcada para esta 2ª feira às 21h00 e decorre até 6ª feira, 18 de junho.

Cada documentário é complementado por curtas entrevistas aos alunos cujas idades oscilam entre os 13 e os 48 anos sendo que em cada episódio os “participantes” são apadrinhados por artistas profissionais bem conhecidos do público, como Luís Salvador, Pedro Marques, Luíz Cruz, Filipe Pereira e que participam na reta final de cada episódio, ou seja, na atuação dos alunos.

As músicas escolhidas prestam homenagem às grandes bandas atuais, mas a escolha é da responsabilidade dos alunos. Clã, Harry Styles, Metálica, Jeangu Macrooy e Pharrel Williams foram as escolhas dos alunos.

Será a oportunidade de acompanhar em cada fase o processo de aprendizagem e partilha de conhecimentos entre os alunos da GIG e seus professores. Por vezes com participações especiais o culminar deste “Passo a Passo” é uma performance dos alunos dando a conhecer o trabalho realizado na escola e o seu dia a dia. Esta 2ª feira a série começa com a preparação da música dos Clã “Lado Esquerdo” com a participação especial do “padrinho” Luís Cruz para uma atuação com os estudantes. Luís Cruz é um músico lusodescendente nascido em Caracas e que fez a sua formação em piano no Conservatório Escola das Artes. Em 2004 frequentou uma formação de 3 anos em restauro, manutenção e afinação de pianos  em L´Aquila, Itália. Desde muito cedo a sua paixão sempre foi os sintetizadores, o que o levou a dedicar-se também à vertente das  tecnologias na área da música.  A sua maior influência  são os Dream Theater, uma banda que ouvia durante a sua juventude, e que o moldou ao nível do som e sensibilidade musical. Desde a alguns  anos tem tido o prazer de poder colaborar com vários artistas da região em diversos géneros musicas.

Recorde-se que só este ano, a Secretaria Regional já apoiou 3 projetos online de artistas:  D´KÁ (se cria, se faz), Funk ‘in House e concerto de aniversário do grupo Mariachi. A somar a estes projetos, e da iniciativa da Secretaria Regional, foram realizados os eventos Streaming Sessions e Arts online, tendo este último mais de 140 mil visualizações. Até este momento são 70 vídeos com 71 artistas (eventos produzidos e realizados pela Secretaria) e 13 vídeos com 67 artistas nos projetos que contaram com o apoio da Secretaria.

“Desta vez a Secretaria decidiu apoiar um projeto de novos talentos, que de forma descontraída vão partilhar connosco a preparação e os ensaios de uma atuação ao vivo. Era uma das nossas apostas e que vem de encontro ao Programa do Governo implementando medidas para que as atividades culturais e criativas sejam também elas geradoras de empreendedorismo, criatividade, riqueza e emprego. Estamos a contribuir para aumentar a oferta cultural, reforçamos a ligação com parceiros públicos e privados do sector, fortalecendo desta forma o trabalho e projetos feitos na RAM e que ao serem divulgados no nosso portal Cultura Madeira, afirmam culturalmente, a Região no país e no mundo, internacionalizando os projetos Made in Madeira”, frisou o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao DN.

“Ao apoiarmos este grupo de alunos estamos a deixar um legado cultural às novas gerações que são afinal, a força do futuro da Região Autónoma da Madeira.”

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.