LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Para assinalar esta data, o museu preparou algumas atividades e reabre ao público as salas de exposição permanente, após as obras de manutenção e conservação do interior do edifício e melhoramento das áreas de exposição, com disponibilização de novos conteúdos.
Pelas 16H00, será feita a apresentação pública, no museu, com a presença do Exmo. Senhor Secretário Regional de Turismo e Cultura, do Nº1 do Projeto de vídeo, "MUSEUS VIVOS", dedicado à “Cestaria em Palha de Trigo”, o qual será partilhado, posteriormente, online, na página do museu.
Dando continuidade à prossecução dos objetivos do projeto editorial “Cadernos de Campo”, agora num formato digital, de modo a permitir uma maior fruição cultural e procurando conquistar novos públicos, o museu dá início à produção e partilha de pequenos vídeos, no âmbito deste projeto, que permite valorizar e divulgar atividades artesanais e oferece um instrumento pedagógico para sua continuidade, “preservando no presente, o futuro do passado”, lema que norteia a nossa instituição. A produção é da autoria de Rui Dantas Rodrigues.
Tratam-se, essencialmente, de estudos etnográficos, de divulgação de utensílios, gestos e técnicas, recolhidos e divulgados, nas oficinas promovidas pelo museu.
Será, ainda, apresentado ao público, neste dia, o livro "O SARDAS E A NAVE SACARINA", em formato digital e com animação, uma publicação da autoria dos Técnicos do Museu Etnográfico da Madeira, dedicada aos mais novos.
Com este material pedagógico, criado pelos Serviços Educativos, pretendeu-se dar a conhecer a descoberta, povoamento e exploração da ilha, incidindo, especialmente, no ciclo do açúcar e nos engenhos de moer cana, já que o museu se encontra instalado num antigo engenho, um testemunho do nosso património cultural industrial, único a nível europeu.
Orientado pelos Serviços Educativos, o livro foi animado por Roberto Abreu, um aluno do Curso de Técnico de Multimédia, da Escola Secundária Jaime Moniz, a estagiar no museu.

O museu aguarda a sua visita. Em Segurança. Sempre.

museu1

 

 

museu2

museu3

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.