LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

GrupodecordasfajadaovelhaO Secretário Regional de Turismo e Cultura, assinou um protocolo com a Associação Cultural e Recreativa do Grupo de Cordas  da Fajã da Ovelha, no valor de 5.000 euros para a gravação e edição do I Volume do projeto “Cantigas ao Menino Jesus- Natal Madeirense”. O projeto é composto por dezenas de Romarias de Natal, nomeadamente do Natal Madeirense, recolhidas de 1993 até 2019.

O Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha desenvolve a sua atividade nas áreas da recolha da música tradicional da Freguesia da fajã da Ovelha, do Concelho da Calheta em geral, da música da religiosidade e da m´suica popular portuguesa.

A assinatura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Calheta, que na ocasião fez questão de destacar o apoio do Governo Regional às associações culturais.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura considerou relevante estas visitas aos locais onde funcionam as associações pois “permitem conhecer de perto e no âmbito da política de descentralização cultural, as que se encontram fora do concelho do Funchal. Com estas deslocações, saímos mais enriquecidos pois constatamos in loco, o trabalho que têm desenvolvido, nomeadamente através da edição de oito CDs e que reflete um trabalho de investigação e recolha, que por si só, acaba por ser um legado histórico e de grande contributo para nossa tradição”.

O governante destacou ainda o facto desta associação estar inserida no concelho da Calheta, concelho em que o grupo “pode encontrar junto do seu presidente, uma pessoa com uma visão acertada no que diz respeito às matérias culturais, com o cuidado muito especial na preservação e na promoção da Cultura”.

Eduardo Jesus reiterou o apoio do Governo Regional “que é uma obrigação que assiste a quem tem responsabilidade. O apoio à Cultura é para o Governo, um investimento que abrange a sociedade e as pessoas.”.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.