LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Banda CamponesA Banda Recreio Camponês passou a usufruir de apoio do Governo Regional. Para o efeito, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, assinou um protocolo com esta entidade, no valor de cinco mil euros, que se destina à realização, este ano, de cinco concertos de música filarmónica na Região, com especial incidência no concelho de Câmara de Lobos, onde tem a sua origem e a sede social.

O apoio do Governo tem em consideração que tais eventos, a exemplo dos que a instituição vem desenvolvendo em anos anteriores, contribuem para a promoção e divulgação da música filarmónica e dos músicos que se dedicam a esta arte na Região.

O executivo entende igualmente que importa dar continuidade ao trabalho até agora desenvolvido pela Banda, enquanto veículo dinamizador de uma variante fundamental da oferta cultural da ilha, que é a música filarmónica.

Foi fundada, em Câmara de Lobos, a 1 de dezembro de 1910, inicialmente com o nome de Filarmónica Recreio Camponês, com pouco mais de uma dezena de músicos. Hoje tem cerca de 50.

O fundador e primeiro maestro, apesar da sua tenra idade, 26 anos, era muito estimado e respeitado.

Em 2010 completou 100 anos de existência com um concerto de celebração do centenário no Centro de Congressos da Madeira, onde foi lançado o segundo livro intitulado "A Memória de 100 Anos em Concerto Intemporal", escrito por António Castro e Silvina Serrão, e posteriormente lançado o DVD com a gravação da atuação do concerto de centenário.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.