LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

tetodaseFoto 3A Secretaria Regional de Turismo e Cultura promoveu em julho e agosto deste ano, as últimas visitas guiadas aos trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal.

Inseridas no projeto “Dar a Ver”, foram realizadas 10 visitas guiadas para o público em geral bem como para especialistas e investigadores num total de 620 visitantes.
Orientadas por equipas compostas por técnicos da Direção Regional da Cultura, do Laboratório José de Figueiredo e da empresa SAMTHIAGO, houve ainda espaço para três conferências em formato online e presencial.

Os trabalhos de conservação e restauro estão concluídos, sendo que serão mantidas as redes brancas que cobrem os tetos até a conclusão das obras de remodelação da iluminação do interior da catedral e a conclusão da limpeza dos arcos da Capela-Mor e da Capela do Santíssimo.

O projeto integra uma candidatura a fundos comunitários através do projeto M1420-05-2114-FEDER-000023 - Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, aprovada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, a 2019/05/10.

Uma das principais caraterísticas construtivas e decorativas da Sé do Funchal, construída entre 1493 e 1517, reside nos tetos da nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar, únicos em Portugal, com estas dimensões e características. Os serviços de conservação e restauro tiveram o seu início em novembro de 2019.

“A procura e o interesse por parte dos visitantes superou as expetativas, com lotações esgotadas, tendo em conta as restrições relacionadas com a atual situação pandémica”, refere o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus ao DN.

“O Governo Regional está envolvido, desde a primeira hora, neste projeto, com a substituição de todos os telhados e caleiras, a consolidação da torre sineira, depois na reconstrução e restauro do retábulo da Sé e agora nos tetos mudéjares. Brevemente, a população poderá apreciar o trabalho minucioso realizado por equipas multidisciplinares e que reforçam o empenho e a prioridade que é dada pelo Governo Regional a esta intervenção na Cultura em especial nos tetos da nave central, naves laterais e transeptos em estilo mudéjar, únicos em Portugal, com estas dimensões e caraterísticas. Trata-se de uma obra notável, que promove e valoriza o património cultural e que afirma, por via da Cultura, a Madeira no país e no mundo”, frisou o governante.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.