LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

santaclar032

O Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da Região, estando classificado como Monumento Nacional desde 1940. Construído no período manuelino (séc. XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos sécs. XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.

O projeto de reabilitação e restauro integrado na candidatura a fundos comunitários consiste na redefinição da área visitável, na recuperação generalizada dos edifícios e espaços que a constituem, na conservação e restauro do espólio artístico existente e na dinamização e divulgação do monumento através da publicação de um guia ligado à sua história. A reabilitação deste imóvel único do século XV representa um investimento de 2, 3 milhões de euros em parte apoiado pelo FEDER (85%).

Em outubro de 2020, iniciaram-se as obras de Serviços de Conservação e Restauro de Azulejos do Convento de Santa Clara. A intervenção começou com a conservação e restauro do revestimento azulejar das paredes da capela onde se encontrava desde meados do séc. XX o altar de São Gonçalo de Amarante, no alpendre dos coros, e da capela no claustro onde esse mesmo altar estava originalmente.

Em paralelo, foi iniciada a intervenção no revestimento azulejar do coruchéu da torre. 

Em curso, encontram-se os trabalhos de conservação e restauro do revestimento azulejar das paredes da nave da igreja, tendo sido levantados os azulejos do friso superior das paredes laterais, para posterior reconstituição do padrão original. Além disso, decorrem os trabalhos de conservação e restauro dos painéis azulejares alusivos a São Francisco e Santa Clara existentes na sala da roda, assim como foram levantados os azulejos que se encontravam descontextualizados e/ou mal posicionados para posterior reassentamento de acordo com desenho original. Em preparação, a intervenção nos pavimentos do coro alto e do coro baixo, nos muretes e bancos existentes em várias zonas de circulação exteriores.

Neste momento, foram concluídos os trabalhos no revestimento azulejar do coruchéu, tendo sido desmontado o andaime da torre. Apesar da área ainda não ser visitável, já é visível para quem passa nas ruas circundantes, voltando a preencher e embelezar a paisagem urbana da cidade do Funchal.

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e em declarações ao DN,  “a reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara constitui uma obra complexa que o Governo Regional se empenhou profundamente”. Neste âmbito, referiu que “foi decidido desenvolver uma intervenção muito rigorosa, que procurou preservar e conservar o Convento, mantendo a originalidade através das intervenções feitas ao longo dos últimos cinco séculos”.

Por isso mesmo, o governante sublinha ser “com satisfação que vemos concluídos os trabalhos no revestimento do coruchéu, e que depois de retirados os andaimes, a Torre do Convento de Santa Clara volta a dar à nossa cidade o ponto de referência de um edifício magnífico e que tanto nos orgulha”.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.