LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

srtc dmfmO Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s volta a assinalar o Dia Mundial da Fotografia que hoje se assinala. Tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, o referido museu preparou um vasto programa para os que pretendem comemorar a data, desde sessões de fotografia no estúdio oitocentista, demonstrações na câmara escura e visitas guiadas. O museu estará aberto das 10h00 às 17h00 e tem entradas gratuitas neste dia.

Os participantes poderão observar o funcionamento do laboratório de fotografia analógica, com explicações sucintas sobre os princípios e etapas do processo de gelatina de prata, introduzido originalmente por Richard Leach Maddox em 1871. Para além de se dar a conhecer os equipamentos e os químicos utilizados, serão também revelados vários positivos em papel fotográfico a preto e branco, a partir de negativos em poliéster de 35 mm e de médio formato.

As demonstrações terão uma duração de 20 minutos e estão agendadas para as 12h e 15h, sendo que os interessados deverão se inscrever no próprio dia, no ato da sua entrada.

Para além desta iniciativa, os visitantes que manifestem interesse poderão posar no estúdio da Photographia Vicente, nas sessões fotográficas digitais programadas para as 11h, 14h e 16h.

“Esta é uma forma de proporcionar ‘uma viagem’ através do tempo aos visitantes, relembrar como eram tiradas as fotografias e conhecerem os nomes dos fotógrafos amadores e profissionais que fazem parte da história da Madeira”, salientou o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao DN.

Eduardo Jesus enalteceu o esforço do Governo Regional nas obras de intervenção do espaço “de um museu que hoje é referenciado a nível nacional e internacional, e que mereceu da Associação Portuguesa de Museologia o galardão do Museu do Ano 2020. Deixamos o convite à população para visitarem este espaço magnífico e que muito nos orgulha”.

O Museu apresenta neste momento a exposição temporária “A PAISAGEM NOS PRIMÓRDIOS DA PHOTOGRAPHIA VICENTE”, uma mostra inédita que reúne diversas vistas da Madeira captadas ao longo da segunda metade do século XIX, através do processo fotográfico de colódio húmido. Após a sua digitalização e apurado trabalho de restauro digital, estão agora patentes ao público até 10 de setembro.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.