LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

CamachadeOntemMadeiradeSempreO Governo Regional aprovou em Conselho de Governo a celebração de um protocolo com a ADESCA - Associação de Desenvolvimento Social e Cultural da Camacha no valor de 35 mil euros.

O apoio governamental tem como objetivo concretizar, em 2021, uma nova edição do projeto “Camacha de Ontem - Madeira de Sempre”, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz, que se assume como uma mostra etnográfica que visa replicar e evidenciar, da forma mais fiel e autêntica possível, as tradições locais. O projeto é concretizado com quadros etnográficos com forte cariz popular e recria a riqueza cultural da Camacha enquanto vila serrana e rural.

Em declarações ao DN,o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que o apoio aprovado à ADESCA “reflete a atenção que o Governo Regional mantém em relação aos projetos e às associações culturais”. Eduardo Jesus recorda que a associação apresentou o projeto em 2019, o qual “constituiu um êxito, a começar pela pesquisa cuidadosa efetuada a nível da etnografia. Foi um trabalho que permitiu aos que assistiram ao evento, reviver e experienciar tradições culturais que continuam fortes e vivas, desde as atividades agrícolas, o traje, o folclore, a pastorícia e a gastronomia”. “Agora”, complementou o governante, “o evento retoma o seu percurso para orgulho dos residentes na freguesia histórica da Camacha e igualmente para todos nós madeirenses e porto-santenses”.

Assim, é com naturalidade que, “mais uma vez, estamos presentes, tal como o fazemos com todo o setor da Cultura, que tem contado sempre com a colaboração do Governo Regional. Isso tem sido apanágio da nossa governação e continuaremos a reforçar os apoios, porque tanto o executivo como a população em geral, apesar de estarem cientes do esforço continuado que desenvolvemos, é sempre bom avivar que o setor dá provas que continua ativo, proativo e empreendedor na realização de projetos que a todos deve constituir motivo de orgulho”, acrescentou Eduardo Jesus.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.