LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

fortalezaTem início hoje, sexta-feira, dia 17 de setembro na Fortaleza do Pico pelas 18:00, o Ciclo dedicado a António Aragão, promovido no âmbito das Comemorações do Centenário de Nascimento de António Aragão pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Trata-se de uma série de três conversas na Fortaleza de São João Batista do Pico sobre António Aragão a partir da projeção de registos fílmicos. Nas sessões participam convidados de diferentes áreas da cultura e das artes para conversar sobre o percurso de Aragão, as suas práticas etnográficas e contributos historiográficos, a sua liberdade experimental, a sua influência no contexto regional e na prática artística dos seus contemporâneos.

O objetivo principal da ação é trazer a público registos em audiovisual realizados sobre diferentes práticas e áreas de intervenção de António Aragão, assim como o seu impacto em artistas e agentes culturais da Região. As sessões terão transmissão online, em direto, na página de Facebook da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

No âmbito deste ciclo, são organizadas conversas com moderação da programadora Ana Gandum, que se seguem a cada uma das projeções, com convidados de diferentes áreas da cultura e das artes. Nesta primeira sessão são convidados o realizador Bruno Santos, o antropólogo Jorge Freitas Branco, o historiador Rui Carita e a artista plástica Teresa Jardim.

Em declarações ao DIÁRIO o Secretário Regional de Turismo e Cultura  reforça que “Esta iniciativa, que se enquadra num programa alargado de ações, tem uma particular incidência neste mês de setembro, com a realização de exposições, concertos, conferências, uma peça de teatro, uma performance, prevendo-se ainda até o final do ano a produção e lançamento de publicações.

Este ciclo procura dar a conhecer filmes não da autoria de Aragão, mas registos sobre o próprio Aragão e a sua obra. Os três vídeos exibidos em três sessões foram feitos em diferentes períodos. Trata-se de três filmes muito distintos entre si, agora exibidos na sua condição de testemunho e documento das pesquisas e criações do autor. Mas que apesar das suas diferenças têm algo em comum: o de serem tentativas de suprir nas suas épocas um desconhecimento, (então já tacitamente reconhecido), em torno da figura, obra e influência de António Aragão.

O que será exibido nesta primeira sessão “António Aragão: documentário sobre a vida e a obra do artista plástico madeirense” é o mais recente, data de 2018, e é aquele que, como o próprio título indica, possui a estrutura mais formalmente reconhecida de documentário. O nosso objetivo é proporcionar uma reflexão alargada, agregando diferentes públicos, propiciando, também, conversas em torno de António Aragão, figura transversal a diferentes áreas da cultura e das artes: como a história, a etnografia, e naturalmente a literatura e as artes plásticas.” 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.