LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

SRTC Convento Santa ClaraO Secretário Regional de Turismo e Cultura visitou as obras de Reabilitação e Restauro do Convento de Santa Clara. A visita inseriu-se nas Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e União Europeia e que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum europeu cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias que decorrem de 24 de setembro a 3 de outubro são este ano subordinadas ao Património Inclusivo e Diversificado #patrimonioenosso.

“Classificado como Monumento Nacional desde 1940, constitui-se como um dos mais importantes do património cultural e histórico da Região. A sua reabilitação e restauro demonstra o empenho e atenção que o Governo Regional coloca nas intervenções da área da Cultura”, referiu o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao DN:

“Nesta visita que efetuei, acompanhado pelos técnicos da DRC, pude constatar os vários trabalhos que estão a ser concretizados, sendo que um deles já é visível desde agosto deste ano, a Torre do Convento, uma intervenção efetuada no coruchéu revestido a azulejos”, sublinhou Eduardo Jesus. Mais disse o governante que, “no coro alto, encontra-se em curso a conservação e restauro das mesas de altar, bem como as pinturas e escultura e o revestimento azulejar do pavimento. Para além de estarem em curso trabalhos de conservação e restauro no Claustro e nas futuras salas de exposição, há a destacar o trabalho de restauro do revestimento azulejar das paredes da nave da igreja, incluindo a reconstituição do padrão original nos frisos superiores da referida nave”.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura frisou que, “no fundo, trata-se de um trabalho rigoroso, minucioso e de grande complexidade efetuado por uma equipa altamente qualificada para o efeito. A conclusão desta reabilitação, com previsão agendada para 2022, permitirá a recuperação e preservação deste monumento nacional, um legado para as gerações futuras, um legado para a história da Região, o que muito nos orgulha”.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.