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FinanciamentoSet2021.2A Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura proporciona uma formação gratuita destinada aos Agentes e Associações Culturais da Região Autónoma da Madeira.

Como obter financiamento nacional para projetos artísticos e culturais?
Este curso, orientado pela produtora cultural Magda Bull, pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional. Pretende ainda apetrechar os participantes com os instrumentos que lhes permitam implementar estratégias de angariação de recursos e assim cofinanciar os projetos, proporcionando sustentabilidade às organizações.
O mapa das aulas centra-se sobretudo na questão do financiamento, uma vez que esta é uma das componentes essenciais à boa execução dos projetos culturais. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a diversidade de fontes, entre as quais as receitas próprias, os financiamentos públicos (apoios e subvenções) ou o financiamento privado (patrocínio, mecenato). Haverá, ainda, um foco especial nos programas de apoio existentes na Região Autónoma da Madeira.

 

 


Quais são os objetivos deste curso?
• Conseguir identificar e interpretar os vários programas de apoio institucional a nível nacional que, potencialmente, podem financiar projetos no domínio das Artes e da Cultura, com destaque para as artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e cruzamento disciplinar;
• Planear e delinear candidaturas para financiamento de estruturas e projetos artísticos;
• Reconhecer a utilidade da gestão financeira e financiamentos, no contexto das atividades culturais;
• Conduzir corretamente pedidos de financiamento para projetos artísticos;
• Conseguir passar da teoria à prática, transformando uma ideia num potencial projeto a concorrer a financiamento público/privado nacional.

Qual é o mapa das aulas?
Aula 1 | Conhecer o terreno
Panorama global dos diversos instrumentos de financiamento a nível nacional e os seus regulamentos. Que programas de apoio e entidades nacionais podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura. Mapa de designações e termos que nos vão acompanhar ao longo das aulas seguintes. Breve apresentação dos participantes.
Aula 2 | DGArtes - Apresentação global
Apresentação do atual Modelo de Apoio às Artes/Dgartes. Quais os programas de apoio anuais e plurianuais existentes e quais as áreas artísticas de apoio. Aprender sobre os documentos de referência e sobre o regime de avisos de candidatura.
Aula 3 | DGArtes - Programas de Apoio a Projetos
Apoio anual - Programas de Apoio a Projetos à Criação, à Programação, à Circulação nacional e à Internacionalização para pessoas singulares ou coletivas. Quais os requisitos? Onde procurar informação, como preparar e apresentar a candidatura? Procedimento concursal. Registo na Plataforma DGArtes.
Aula 4 | DGArtes - Programa de Apoio Sustentado
Apoio Plurianual - Programas de Apoio Sustentado para estruturas do setor cultural. Quais os requisitos? Onde procurar informação, como preparar e apresentar a candidatura? Procedimento concursal.
Aula 5 | Outros financiamentos e Programas de Apoio Institucional
Identificação e boa interpretação de vários programas de apoio, nomeadamente da Fundação GDA. Foco nos programas do Governo Regional da Madeira e das Câmaras Municipais da região.
Aula 6 | Outros financiamentos e Programas de Apoio Institucional
Identificação e boa interpretação de vários programas de apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, com destaque para o Programa Gulbenkian Cultura. Exemplos de motores de busca de financiamento nacional e internacional.
Aula 7 | Da ideia ao projeto
Transformar uma ideia num projeto. Os objetivos do projeto e as prioridades do programa. A necessidade de alinhamento e adaptação da ideia ao instrumento financiador. Quais as etapas fundamentais: orçamento, equipas, ações e atividades, projeto de gestão e comunicação.
Aula 8 | Formalizar a candidatura – boas práticas e truques
Como estabelecer as parcerias certas? Como contabilizar apoios em espécie? Como encontrar inspiração em exemplos e boas práticas. Iniciar preenchimento de formulário de candidatura (textos), usando como base o formulário de candidatura do Programa de Apoio da DGArtes.
Aula 9 | Formalizar a candidatura – orçamento, monitorização e relatório.
Continuar preenchimento de formulário de candidatura (orçamento), usando como base o formulário de candidatura do Programa de Apoio da DGArtes. Ferramentas de monitorização de projeto, cumprimento de indicadores, comunicação de alterações e dicas para a elaboração de relatórios de atividades e contas.
Aula 10 | Sessão de trabalho e apresentação de ideias
Este curso tem uma forte componente prática, de forma a capacitar os alunos no desenvolvimento de uma ideia concreta e na sua transformação num projeto potencialmente candidato a Programas de Apoio Institucional. Ao longo das aulas irás trabalhar em ideias, dedicando esta aula à sua apresentação, através de um pitching e partilha. Conclusão da formação
Como funcionam as aulas online?
As aulas são realizadas por videoconferência e têm a duração de 2h30. Todas ficam gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até uma semana depois da última aula. A partilha de experiência entre o Prof. e os alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.

Quais as datas das aulas?

As aulas decorrem às terça-feiras e sexta-feiras das 15h00 - 17h30.
12, 15, 19, 22, 26 e 29 de outubro
02, 05, 09 e 12 de novembro

Como é feita a avaliação?
Cada curso tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os cursos da Academia Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Professora.
Critérios Academia Gerador
Participação | Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Criatividade | Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
Critérios escolhidos pela Professora
Qualidade da resposta aos exercícios | Qualidade dos exercícios propostos pelo Prof. Vale 30% da nota final.
Projeto final | Qualidade do trabalho final apresentado (criatividade e finalização do projeto). Vale 30% da nota final.

 

FinanciamentoSet2021Nota sobre a formadora
Magda Bull
Magda Bull é produtora cultural, formada em produção e gestão de dança contemporânea (Forum Dança, 2001) e produção criativa em televisão (Uni. Independente, 2004). Nas duas últimas décadas, tem trabalhado com diversos artistas independentes e estruturas nacionais de criação, produção e programação de dança, teatro e audiovisual.
Ao longo da sua experiência profissional teve oportunidade de trabalhar com diferentes programas de financiamento público e privado. Colaborou, enquanto técnica especializada, com a Direção-Geral das Artes (2017-2018) no âmbito do novo modelo de apoio às artes/programa de Apoio Sustentado 2018-2021. Desde 2018 que trabalha como gestora cultural na Companhia Olga Roriz. Magda Bull é membro da Produções Independentes, associação de produtores culturais, desde 2009.

 

 

 

 

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