LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Zen 1 bO Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, visitou a exposição “I Momento Zen”, patente na Torre do Capitão, no Funchal, a qual resulta de trabalhos realizados por utentes, com mais de 18 anos, do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Funchal e Câmara de Lobos, num total de 175 utentes, acompanhados por uma equipa de apoio de 50 pessoas. 

A exposição, que tem professoras de educação visual e tecnológica como mentoras, reúne 124 peças executadas em vários materiais, abrangendo as áreas das madeiras, cerâmica, têxteis e artes criativas. Os materiais utilizados na confeção vão desde o cartão, o papel, as embalagens, as caixas e as paletes de madeira, até aos fios, os tecidos, os espelhos e as cerâmicas, que são reutilizados nas mais variadas formas e técnicas. 

Na sua essência,"I Momento Zen" procura, através da arte, restabelecer o equilíbrio emocional, desenvolver a introspeção e reflexão, bem como, promover uma experiência única ao nível sensorial e de bem-estar, no trilho da inclusão pela arte. E isso realmente é percetível ao percorrer aquela ampla sala, com trabalhos nas duas paredes laterais, ao fundo, no chão, e igualmente no centro, onde sobressaem as peças em cerâmica.

As obras apresentadas surgem como resultado do contexto pandémico e da necessidade de encontrar estratégias para lidar com as restrições, condicionamentos e instabilidade impostos.

De referir que a exposição propõe igualmente proporcionar aos visitantes momentos de bem-estar, um “momento zen”, tendo por base a sustentabilidade ambiental, com especial atenção, à reutilização de diversos materiais.

Uma nota mais para sublinhar que todas as obras de arte que ali se encontram podem ser vistas até ao final do mês e estão à venda e por preços muito acessíveis.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.