LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

1 EJ Camacha bO Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, assinou um contrato-programa com a ‘Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha’, no âmbito da Linha de Apoio ao Setor Cultural, tendo em vista a concessão de apoio financeiro excecional, temporário e a fundo perdido.

O apoio dado pelo Governo Regional, no valor de aproximadamente 2,7 mil euros, teve em consideração que esta entidade sofreu perda de receita ou incorreu ou incorrerá em despesas destinadas à reorganização e adaptação da sua programação, produção e ou atividades às regras e recomendações das autoridades competentes de saúde decorrentes da doença Covid-19.

A banda foi fundada a 10 de agosto de 1973 e tem na sua essência o facto inalterável e único em Portugal de ter nascido no seio de uma paróquia. Aliás, por ser uma banda criada sob a égide da paróquia da Camacha foi-lhe dada o nome de S. Lourenço, padroeiro da freguesia.

Desde a sua fundação, a associação desenvolve um papel importante na vila da Camacha, cativando os jovens e menos jovens para o gosto pela música e pela arte musical.

Hoje alicerça um projeto numa Escola de Música ativa e dinâmica, em plena atividade, garantindo o futuro, a continuidade de naipes e fileiras de novos músicos.

Em 2010 editou o seu primeiro CD intitulado “Compassos”, edição que teve como mecenas Michael Blandy, que garantiu o patrocínio exclusivo do trabalho discográfico. Já em 2012 lançou o seu primeiro DVD com a titulação “Som da Nossa História”, trabalho audiovisual patrocinado na totalidade por dois emigrantes camachenses radicados na África do Sul: José Egídio e Manuel Humberto da família Cardoso, naturais da vila da Camacha.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.