LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Família VicenteA Secretaria Regional de Turismo e Cultura volta a marcar presença na 47.ª edição da ‘Feira do Livro’, que decorrerá de 12 a 21 de novembro na Placa Central na Avenida Arriaga, no Funchal.

Para o efeito, a SRTC, através da Direção Regional da Cultura, apresenta no seu stand as publicações da DRC nas áreas literárias, discográfica e de DVDs. As obras expostas terão um desconto de 20% sendo que o “Livro do dia” dará um desconto entre 20 a 30%, enquanto a “Promoção especial” será de 50%. Para quem efetuar compras no valor superior a 25 euros, a DRC oferece um saco, e, em todas as compras, são dados marcadores.

Da lista das edições da DRC, e que se encontra disponível no portal Cultura Madeira https://cultura.madeira.gov.pt/ , os visitantes terão oportunidade de adquirir algumas dessas obras com os referidos descontos.

A SRTC teve a preocupação de apresentar no stand, obras lançadas durante este ano e que agora estarão a preços competitivos. São elas: “Red Jacket”, a memória do famoso transatlântico a “pontão “de carvão, da autoria de Maria de Fátima Vieira de Abreu; o catálogo da exposição patente na Quinta Magnólia- Centro Cultural “Pensar Aragão- mais ou menos exactamente” e o livro “Família Vicente”. De uma forma cronológica, biográfica e com fotografias de estúdio se apresenta toda a família “Vicente”, começando no fundador do atelier, Vicente Gomes da Silva (1827-1906) e terminando nos três filhos do último gerente da Photographia Vicente, Jorge Bettencourt Gomes da Silva (1913-2008). Estão representadas cinco gerações de uma das mais importantes famílias de fotógrafos da Madeira e iniciadores do atelier onde hoje se encontra o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

A obra, editada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRC, com 359 páginas, dá a conhecer esta família, as técnicas utilizadas para registar o tempo e os cenários escolhidos para enquadrar os retratos e a construção do olhar dos fotógrafos que “aprisionaram” instantes com as suas máquinas.

Em relação ao ano passado, o destaque vai para o catálogo da exposição na Quinta Magnólia - Centro Cultural: “Recomposição”, de Ricardo Veloza, e que, com o apoio das imagens, retrata as áreas que o artista plástico e escultor se tem dedicado, como desenho, desenho  gráfico, medalhística, troféus, escultura pública e a recuperação do Riley Special.

De 2019, o stand tem várias publicações entre as quais se destaca  a 2.ª edição corrigida e ampliada  de Camponeses da Madeira - As bases materiais do quotidiano no arquipélago (1750-1900), do antropólogo Jorge Freitas Branco, que se deslocou à Madeira este ano para participar nas comemorações do centenário do nascimento de António Aragão na Fortaleza de São Tiago.

Para os apreciadores de coleção de fotografias antigas, estará disponível uma edição que possibilita uma visão sobre quase um século, durante o qual o papel dos transportes foi crescente e mesmo preponderante: modelando «paisagens», condicionando o «desenvolvimento urbano», criando novos «costumes» e efetuando mesmo o novo «estilo de vida», onde a «economia» e a «indústria» criaram novos rumos.” – a obra de Jorge Sumares, Álvaro Vieira Simões e Iolanda Silva “ Transportes da Madeira”.

E porque a Feira do Livro tem na sua agenda diversas atividades no Teatro Municipal Baltazar Dias, a Secretaria Regional disponibiliza no seu stand, a obra de Rui Santos, “A construção do Teatro D. Maria Pia”, designação anterior do atual nome, a qual surgiu por decisão do então presidente da Câmara, Fernão de Ornelas, em homenagem ao dramaturgo e poeta cego, nascido na Madeira e referência do panorama teatral português.

O stand apresenta também roteiros, antologias e edições com temas ligados à quadra festiva natalícia, entre as quais se destaca “As Missas do Parto na Ilha da Madeira – uma tradição a preservar” de Urbânia Arminda Henriques Gomes e “O Natal na Cidade A Festa no Campo” de Horácio Bento de Gouveia.

A nível de CDs da SRTC/DRC há a destacar a edição “Saudades do Max”, uma produção de 2018, que reúne as vozes de Vânia Fernandes, Diana Duarte e Elisa Silva e a participação dos músicos Chico Martins (piano), Vitor Sardinha (guitarra), Luis Nunes (baixo) Aloísio Athouguia (bateria), Carlos Vieira (percussão) e João Alvarez (guitarra portuguesa), edição gravada no estúdio de Paulo Ferraz.

E é também de um destes músicos: Vitor Sardinha, que a Secretaria coloca no seu stand, o CD “As cores do meu rajão”, que resultou de uma residência artística em 2015. Vitor Sardinha, musicólogo e investigador está a coordenar, tal como o DN tem noticiado, o projeto da secretaria “Da Madeira ao Hawaii- uma viagem musical”, que se prolonga até junho de 2022.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.