LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

depositoA Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira assinou ontem um contrato de depósito com os responsáveis da Igreja Inglesa ou Igreja Anglicana do Funchal (Holy Trinity Church), formalizando-se a entrada do arquivo histórico desta instituição.

Presente na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por referir a importância deste arquivo. “Temos registos desde 1804, mais de 400 livros e pastas, que nos trazem uma boa parte da história da Madeira”, disse, acrescentando que se trata de um arquivo “de uma extraordinária riqueza”.

O governante salientou ainda que “é impossível olharmos para a história da Madeira sem desconsiderar a história da Igreja Anglicana na ilha. A presença inglesa fez-se notar neste arquipélago desde muito cedo e essa influência social também deixou um legado económico muito forte”, disse, exemplificando com a importância desta comunidade na divulgação do Vinho Madeira, mas também na indústria do Turismo. Neste âmbito, Eduardo Jesus recordou que depois da Segunda Guerra Mundial, quando a atividade turística estava parada, foi uma família da comunidade britânica na Região que convidou Winston Churchill para cá vir e, assim, relançar a atividade do turismo na Região.

Para Eduardo Jesus, “o valor de um arquivo está associado à capacidade do mesmo de ser consultado” e por isso deixou palavras de profundo agradecimento e reconhecimento aos administradores da Igreja Anglicana do Funchal, afirmando que esta instituição pode contar sempre com a DRABM para aquilo que for necessário e manifestando ainda abertura do Governo Regional para colaborar com a mesma.

Já Jonathan Pestana-Calvert, administrador da Holy Trinity Church, aproveitou a ocasião para agradecer à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. “Agora sabemos que estão seguros e preservados para as próximas gerações e disponíveis ao público que esteja interessado. Até porque antes, de certeza que eram muitas as pessoas que nem sabiam que este arquivo existia”.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.