LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Torre do Capitão1Os Concelhos do Funchal, Ribeira Brava, Machico e São Vicente acolhem novas sessões.

O projeto da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, “Da Madeira ao Hawaii- Uma Viagem Musical “, que teve o seu início em outubro de 2021, prossegue já no próximo dia 27, no Solar de São Cristóvão, em Machico.

O projeto acompanha o ano letivo, decorrendo assim até junho de 2022 nos museus e espaços culturais tutelados pela SRTC, abrangendo vários concelhos da Região, sendo direcionado para as escolas, Casas do Povo, universidade sénior e comunidade local.

A iniciativa coordenada pelo musicólogo Vitor Sardinha, é constituída por dois momentos, um recital e dinamização cultural através de ateliers tendo como mote o repertório do Rajão através do tempo (desde os períodos renascentista, barroco e clássico), a música tradicional madeirense e o repertório do cancioneiro americano (do swing jazz à música de dança do séc. XX).

Nas atividades de dinamização cultural são ainda aprofundados vários temas, dos quais se salienta a emigração madeirense para o Hawaii, construção de instrumentos musicais, prática e géneros musicais insulares e contextos festivos da sua apresentação.

Até junho do corrente ano, e para além dos concelhos de Machico, Ribeira Brava e São Vicente, estão previstas iniciativas no Funchal com sessões no Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicente´s, na Quinta Magnólia- Centro Cultural e Museu Quinta das Cruzes.

As sessões decorrem a partir das 10h30, sendo que as marcações devem ser realizadas através dos contactos dos referidos museus e espaços culturais.

Refira-se que de outubro a dezembro do ano transato, foram realizadas 18 sessões que contaram com um total de 441 participantes.

Para o mês de fevereiro, estão agendadas oito sessões:

Dia 1 Torre do Capitão

Dia 3 Solar do Aposento

Dia 8 Museu Etnográfico da Madeira

Dia 10 Quinta Magnólia- Centro Cultural

Dia 15 Museu Quinta das Cruzes

Dia 17 Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s

Dia 22 Solar de São Cristóvão

Dia 24 Torre do Capitão

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.