LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

gogo portalChama-se “Subaquática” a mostra de fotografia aberta ao público no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV). Tal como o nome indica, em exposição estão fotografias captadas de espécies várias do fundo do mar, por Gonçalo Gomes, madeirense que ao longo de já mais de três décadas tem se dedicado à fotografia e vídeo subaquáticos. No espaço de exposições temporárias do MFM-AV estão imagens captadas não só no mar da Madeira, como também dos Açores e das Maldivas, assim como o equipamento que Gonçalo Gomes utiliza habitualmente nestes mergulhos e que pesa mais de 20 quilos.

Além da mostra de fotografias, o autor preparou ainda dois vídeos com imagens subaquáticas que será exibido de forma contínua na sala multimédia do Museu. Estes vídeos mostram por um lado a imensa biodiversidade do mar do arquipélago, revelando espécies com raias, moreias, meros, badejos ou os lobos-marinhos, mas também outras menos conhecidos como lesmas do mar, camarões listrados, entre outros. O outro vídeo mostra as cinco espécies que estão mais ameaçadas, devido ao aumento da poluição marinha ou da atividade piscatória.

Na ocasião, Gonçalo Gomes, que assume a água como o seu elemento e o mar como a sua casa, disse que esta mostra pretende tem como principal objetivo sensibilizar o público em geral e mobilizar a sociedade para a conservação da vida marinha.

Presente na abertura, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por Gonçalo Gomes em prol da divulgação e da proteção da biodiversidade aquática e que conhece nesta exposição mais um momento especial.

“Esta exposição mostra ainda a versatilidade do Museu de Fotografia da Madeira que além do recurso à fotografia histórica é também espaço para fotografia contemporânea nas suas mais variadas áreas”, acrescentou o secretário regional.

Há que sublinhar que o autor da exposição está disponível, de terça a sexta, para realizar visitas guiadas, sendo no entanto, necessário agendar a visita por email:  ou por telefone: 291 145 325.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.