LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

joana panoramica de sala bO MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira cedeu a obra de Joana Vasconcelos “Brush me” para uma exposição em França, na cidade de Tours, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa geral da Saison France-Portugal, uma iniciativa do ministério da Cultura.

A mostra poderá ser visitada no ‘Centre de Création Contemporaine Olivier Debré’, entre 25 de março e 4 de setembro deste ano, sendo que, depois segue em itinerância até à Fundação Calouste Gulbekian, em Lisboa.

A exposição dá pelo título “Tout ce que je veux - Artistes portugaises de 1900 à 2020” e tem a curadoria de Bruno Marchand e Helena Freitas.

Reúne mais de 200 obras de 40 das mais proeminentes artistas plásticas portuguesas. 

Este projeto abarca um período que vai desde o início do século passado até à atualidade, propondo uma reflexão “sobre o histórico apagamento a que as artistas mulheres e as suas produções estiveram desde sempre sujeitas”.

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, o facto do MUDAS.Museu ter recebido este pedido da Fundação Calouste Gulbenkian para a cedência da obra de Joana Vasconcelos é motivo de especial regozijo. “Mais do que a presença de uma obra na mostra que estará patente no Centre de Création Contemporaine Olivier Debré, esta é uma forma de divulgar a Madeira, a cultura regional e o nosso acervo em termos artísticos”, refere.

Além disso, acrescenta que, tendo em conta que em 2022 se comemoram os 30 anos da fundação do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, esta será, sobretudo, “uma oportunidade ímpar de mostrar ao mundo este museu que tem uma das mais importantes coleções de arte contemporânea portuguesa do país, um espaço que continua a surpreender não só com as cerca de 600 obras que já fazem parte do seu espólio, como com as exposições que são ali realizadas”, complementa.

Eduardo Jesus recorda que, atualmente, está patente no MUDAS.Museu a primeira exposição póstuma de Julião Sarmento e uma mostra de Sandra Baía, e que, ao longo do ano, serão realizadas outras mostras de revelo, como uma de Lourdes Castro e outra em parceria com a Culturgest, entre outras iniciativas que já foram apresentadas publicamente.  

Joana Vasconcelos

Sobre Joana Vasconcelos registe-se que nasceu em 1971. É uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais e conta com uma prática artística de 25 anos, que se estende ao desenho e ao vídeo.
A sua obra traz uma atualização do movimento de artes e ofícios para o século XXI, incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo uma ponte entre elementos do quotidiano privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. 
A aclamação internacional chegou com a sua participação na primeira Bienal de Veneza (2005), projeto que contou com a curadoria de mulheres, em que se apresentou com a obra “A Noiva”.
Em 2013 voltou a chamar a atenção com a instalação flutuante “Trafaria Praia”, o primeiro pavilhão flutuante da história do certame, a representar Portugal.
Foi também a mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes (2012), mostra mais visitada em França, em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes.
Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbau, que foi também uma das mais visitadas da história do museu e a quarta melhor desse ano para o The Art Newspaper. 
Presentemente, encontra-se a preparar, entre outras obras, uma Árvore da Vida para a Capela do Castelo de Vincennes em Paris (inserida na Temporada Portugal França), e igualmente o seu projeto mais ambicioso até à data: o Bolo de Noiva para a Waddesdon Manor de Lord Jacob Rothschild (em Inglaterra), em uma parceria com a fábrica Viúva de Lamego, que tem abertura prevista para o verão.
Está representada em inúmeras coleções, públicas e privadas, de entre as quais a do Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.