LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

doacao600 por 470A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, assinou contrato de doação com a coreógrafa Dimitra Papathanasopoulou.

Dentro em breve, os utilizadores da Sala de Leitura do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira terão a oportunidade de poder consultar e ler mais de duas centenas de livros sobre a área da Dança e outras categorias associadas.

Esta oportunidade surge com o contrato de doação que foi ontem assinado entre A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e a coreógrafa Dimitra Papathanasopoulou, mais conhecida como conhecida como Dimitra Poulos, que vive e trabalha na Região há cerca de seis anos.

Na ocasião, Dimitra Poulos explicou que visitou a visitar as bibliotecas do Funchal e viu poucos livros sobre dança e pensou: “tenho esta biblioteca. Porque estou a guardá-la? Preciso de partilhá-la com os outros!”.

E foi assim que surgiu a ideia de doar a sua biblioteca privada à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Trata-se de uma biblioteca especializada, sobretudo, na área da dança e no seu ensino. É constituída por 243 espécies bibliográficas em língua inglesa, onde podemos encontrar títulos relacionados com ensino de ballet clássico para crianças e adultos, história da dança, técnicas de ballet clássico e de dança contemporânea, história do teatro, guarda-roupa e maquilhagem para teatro, entre outros. Refira-se ainda que a biblioteca estava na Grécia e Dimitra mandou vir, por via marítima, os livros de propósito para serem doados. Após o tratamento documental (catalogação), a biblioteca ficará disponível à consulta pública na Sala de Leitura Geral do ABM.

A coreógrafa espera que agora muitas pessoas possam usar os livros doados e sente-se muito “honrada” pela possibilidade de realizar esta doação à Madeira.

Presente na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, realçou a importância desta doação, no sentido que vem enriquecer e diversificar o acervo bibliográfico da DRABM, como também aumentar a oferta de bibliografia disponível aos estudantes e professores de dança da Região. “Alargando as áreas de conhecimento, conseguimos atrair mais leitores ou investigadores. Sendo a Dança uma área nova para o ABM, esta instituição fica naturalmente enriquecida”, disse. “Uma das missões da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira é a de colocar o conhecimento e a memória ao serviço da sociedade e esta biblioteca agora doada vem reforçar essa missão”.

Refira-se que Dimitra Papathanasopoulou, nasceu na Grécia em 1966 e tem uma carreira profissional de mais de 35 anos como bailarina, professora de dança e coreógrafa. Foi professora de dança em vários países da União Europeia, no Reino Unido e na China. Enquanto coreógrafa, produziu inúmeros espetáculos de dança na Europa e em Nova York. Vive na Madeira há cerca de 6 anos, dá aulas de ballet na Escola de Dança do Funchal e tem participado, enquanto bailarina e coreógrafa, em vários espetáculos na Região.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.