LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Banda Municipal de MachicoA Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, reconhece a Associação Banda Municipal de Machico enquadrada no regime do mecenato cultural. 

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, reconhece a Associação Banda Municipal de Machico enquadrada no regime do mecenato cultural previsto no Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), aprovado por Decreto-Lei nº215/89.

Nesse âmbito, deu parecer favorável ao pedido da instituição, fundada a 1 de novembro de 1896, e que permite que esta possa usufruir dos direitos descritos no Estatuto dos Benefícios Fiscais, tendo em linha de conta que esta entidade, sem fins lucrativos, tem como parte importante do seu orçamento, os donativos que são feitos ao longo do ano.

Na base desta decisão governamental esteve o importante papel que a associação desenvolve junto da comunidade através da Escola de Formação da Banda, com a inclusão de novos métodos e estratégias nas atividades letivas, com professores e monitores específicos nas várias áreas instrumentais.

De referir que para o corrente ano, a associação tem programadas várias atividades, de cariz cultural, designadamente concertos e atuações, no âmbito de diversas festividades e eventos, principalmente no concelho de Machico, destacando-se o projeto “Música nos lugares com história de Machico”.

A associação pretende também dar continuidade e concluir a gravação de um CD áudio com músicas originais do seu arquivo e apresentar o Livro dos 125 anos da Banda Municipal de Machico.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considera relevante o apoio do Governo Regional à Associação Banda Municipal de Machico, “que tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, um relevante papel nas áreas do ensino e divulgação da música filarmónica. Esta associação tem sido fundamental na formação de jovens e adultos e na dinamização de atividades culturais e formativas para a comunidade em geral, contribuindo, assim, para o surgimento de novos músicos. Estamos, por isso, a garantir e a preservar a divulgação da música filarmónica, apoiando a continuidade desta entidade associativa sediada em Machico”.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.