LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

EJ Conferencia Porto Santo bNos dias 19 e 20 de setembro, o Porto Santo será palco para a conferência internacional intitulada “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano”. Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e que é organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

O objetivo desta conferência é o de celebrar a primeira circum-navegação, de forma participada e aberta, assumindo a aposta no conhecimento como desígnio estratégico central, ao serviço do desenvolvimento social e económico do país e da sua afirmação no mundo. No evento estarão em foco diversos temas, sob a forma de conferência (“A Ilha Desconhecida. Mar da Madeira, mar de Porto Santo”, “Ciência náutica na expedição de Fernão de Magalhães”, “Cem anos que mudaram o mundo: o descobrimento da Terra por portugueses e espanhóis até à viagem de Fernão de Magalhães” e “Magalhães e a descoberta do planeta azul”) ou painéis (“Macaronésia”, “As viagens atlânticas e o primeiro mundo global” e “Antonio Pigafetta como inspiração para Literatura de Viagem”)

Além da presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Presidente da Estrutura de Missão V Centenário Primeira Circum-navegação, José Marques, e dos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal do Porto Santo, esta iniciativa conta com a participação de conferencistas provenientes de Portugal, Espanha (Juan Marchena Fernandez, Juan Manuel Santana, Abílio Gonzales , Nayibe Gutierrez e Javier Luis Álvarez Santos) Uruguai (Ana Ribeiro), Cabo Verde (Judite M. Nascimento) e Argentina (Carlos Mendez). De Portugal estarão presentes José Eduardo Franco, Henrique Leitão, José Manuel Garcia, Rita Rodrigues, Ana Paula Laborinho, Joana Lima, Cláudia Faria e João Paulo Oliveira e Costa.

Sobre esta conferência, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha a importância não só da efeméride que tem na sua génese, os 500 anos da primeira viagem realizada à volta do mundo, mas sobretudo o facto de ter lugar no Porto Santo, primeiro território português fora do continente Europeu. “O Porto Santo ocupa um lugar especial na história da época dos descobrimentos e no período expansionista”, refere Eduardo Jesus, recordando que por ali também passou Cristóvão Colombo antes da sua incursão à América. “É um privilégio para a Região e sobretudo para o Porto Santo, depois em 2021 ter sido palco para uma Conferência promovida pelo Ministério da Cultura, voltar a ser palco para um evento internacional de âmbito cultural e histórico”, sublinha o governante.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.